Catalisadores exsolvidos para conversão de etanol e metano em células a combustível

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2023
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE CATALISE, 22.
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Com a crescente preocupação em relação às emissões dos gases agravadores do efeito estufa, CH4 e CO2, a busca por fontes energéticas que sejam sustentáveis se torna uma prioridade. As células a combustível movidas a hidrogênio vêm ganhando força neste cenário, pois além de produzirem energia com baixo/nulo nível de CO e CO2, podem utilizar combustíveis, como o etanol, para geração de energia e gerar compostos de interesse comercial. Neste cenário é imprescindível a busca de materiais para a substituição dos anodos convencionais a base de níquel, os quais apresentam boa condutividade elétrica e atividade catalítica, porém são facilmente desativados pela deposição de carbono ao usar combustível contendo carbono. Entre diversos materiais propostos para essa função, o titanato de estrôncio apresenta boa condutividade, contudo, suas propriedades catalíticas podem ser otimizadas por meio do tratamento chamado exsolução, tendo como objetivo criar nanopartículas metálicas com alta interação com suporte, resistência a coalescência e ao envenenamento por coque, visando à reação de reforma a vapor do etanol e de conversão do metano.

Como referenciar
PIAZZOLLA, FERNANDO; SIQUEIRA, TAMARA M.; FONSECA, FABIO C. Catalisadores exsolvidos para conversão de etanol e metano em células a combustível. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CATALISE, 22., 25-29 de setembro, 2023, Bento Gonçalves, RS. Anais... Rio de Janeiro, RJ: Sociedade Brasileira de Catálise, 2023. Disponível em: https://repositorio.ipen.br/handle/123456789/47946. Acesso em: 21 Jul 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções