Síntese e caracterização de trocadores iônicos inorgânicos a base de óxidos mistos estanho-titânio

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2006

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 17.
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Este trabalho apresenta a síntese de dois trocadores iônicos inorgânicos visando sua utilização na recuperação de metais em efluentes aquosos. Os trocadores são à base de óxidos mistos de estanho-titânio sendo um dos trocadores dopado com európio. Foram caracterizados através das técnicas de espectroscopia de infravermelho, difração de raios-X, espectroscopia de luminescência, análise térmica e microscopia eletrônica de varredura. Os trocadores apresentaram-se na forma de aglomerados de superfície homogênea, com uma distribuição granulométrica heterogênea e em sua maioria com diâmetros menores que 20 µm. As análises de difratogramas de raios-X mostram picos largos o que indicam que os trocadores apresentam tamanhos de cristalitos nanométricos (~5nm).

Como referenciar
PAGANINI, P.P.; GOES, C.A.K.; FELINTO, M.C.F.C.; BRITO, H.F.; TEOTONIO, E.E.S. Sintese e caracterização de trocadores ionicos inorganicos a base de oxidos mistos estanho-titanio. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 17., 15-19 de novembro, 2006, Foz do Iguaçu, PR. Anais... p. 3462-3473. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/18511. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções