Produção de bioplastico utilizando amido da semente de jaca (Artocarpus heterophyllus Lam)
Carregando...
Data
Data de publicação
2019
Autores IPEN
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE POLÍMEROS, 15.
Resumo
A intensão deste projeto é apresentar um estudo sobre a influência da palha de milho na propriedade de resistência a tração até ruptura de formulações de bioplástico tendo como base o amido extraído da semente da jaca juntamente com a utilização da glicerina e da trietaloamina como agentes plastificantes. Este bioplástico é um material que em relação ao plástico oriundo dos derivados de petróleo, denota um menor grau de impacto ao meio ambiente após seu descarte. Para isto, o trabalho consistiu inicialmente da extração do amido da semente, com posterior caracterização por FTIR e análise quantitativa do teor de amido no produto extraído. A etapa posterior consistiu da produção das amostras de bioplástico utilizando os agentes plastificantes em uma concentração fixa e variando-se a quantidade de palha de milho na formulação. Por fim, as amostras de bioplástico obtidas foram submetidas ao teste de tração até ruptura para análise de resistência do filme.
Como referenciar
ARQUINTO, JULIANA; SILVA, LEONARDO G. de A. e; ESPER, FABIO J.; ZACHARIAS, JANICE M.; FILHO, MARCOS M.O. Produção de bioplastico utilizando amido da semente de jaca (Artocarpus heterophyllus Lam). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE POLÍMEROS, 15., 27-31 de outubro, 2019, Bento Gonçalves-RS. Anais... São Carlos, SP: Associação Brasileira de Polímeros, 2019. p. 1627-1632. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/30946. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.