Biocompatibilidade in vitro de matrizes e dispositivos de hidrogel para uso em cosmética

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2010

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

CONGRESSO BRASILEIRO DE COSMETOLOGIA, 24.
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Os hidrogéis têm despertado grande interesse no desenvolvimento de produtos cosméticos por apresentarem características interessantes como a biocompatibilidade. Além desta característica, existe uma similaridade de suas propriedades físicas com aquelas dos tecidos vivos tornando-os viáveis para uma variedade de aplicações, principalmente em sistema de liberação de princípios ativos. Tendo em vista o desenvolvimento de novos produtos cosméticos para a regeneração cutânea e prevenção do envelhecimento precoce da pele, este trabalho teve por objetivo avaliar a biocompatibilidade in vitro, por meio do ensaio de citotoxicidade, de matrizes e dispositivos de hidrogel incorporados com resveratrol e óleo de açaí. As matrizes e os dispositivos obtidos apresentaram flexibilidade, propriedades mecânicas adequadas ao manuseio e atoxicidade, demonstrando a possibilidade de serem utilizados topicamente contra o desenvolvimento de desordens cutâneas.

Como referenciar
MOMESSO, ROBERTA G.R.A.P.; MACHADO, ANA C.H.R.; AMARAL, RENATA H.; ROGERO, SIZUE O.; ROGERO, JOSE R.; LUGAO, ADEMAR B. Biocompatibilidade in vitro de matrizes e dispositivos de hidrogel para uso em cosmetica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE COSMETOLOGIA, 24., 25-27 de maio, 2010, Sao Paulo, SP. Anais... Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/17955. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções