MARIA DA CONCEICAO COSTA PEREIRA

Resumo

Possui graduação em Química Industrial pela Escola Superior de Química Oswaldo Cruz (1984), Mestrado pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - USP (1997) e Doutorado pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - USP (2006). Atualmente é pesquisadora do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. Possui experiência na área de Química e Engenharia Nuclear, atuando principalmente nos seguintes temas: detectores de radiação, tempo de decaimento de luminescência, cintilação e crescimento de cristais cintiladores inorgânicos. Orientadora de Mestrado (Texto extraído do Currículo Lattes em 16 nov. 2021)

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 10 de 30
  • Artigo IPEN-doc 30269
    Evaluation of graphene incorporation for mechanical properties of polypropylene composites
    2023 - HARADA, JULIO; MARCONDES, CLAUDIO A.; PEREIRA, MARIA da C.C.; SILVA, LEONARDO G.A.
    Graphene nanoparticles (GnP) was selected as an alternative reinforcement, nanofillers, to enhance the mechanical properties of polypropylene (PP-homo and PP-copolymer) and using compatibilizer, maleic anhydride graphitized with polypropylene (PP-g-MA) in a twin-screw extruder. The effect of GnP loading and the use of the PP-g- MA compatibilizer were studied. The influence on the mechanical properties of tensile strength, elongation, IZOD impact strength, and melting temperature in PP-homo and PP-copolymer were investigated and compared. Their improvement was observed up to a certain amount, depending on whether it is a homopolymer or copolymer. The PP copolymer has a greater affinity with graphene and the compatibilizer due to the elastomeric comonomer present in the copolymer.
  • Artigo IPEN-doc 30266
    The influence of ionizing radiation on the physical properties of polyester multifilaments
    2023 - MELO, CAMILA G.; SILVA, LEONARDO G. de A. e; ROSA, JORGE M.; PEREIRA, MARIA da C.C.
    The polyester fibers stand out among the fibers used in the textile industry, due to their numerous factors that make them attractive in terms of cost-effectiveness. The interaction of ionizing radiation with the polyester substrate allows the formation of reactive species capable of stimulating structural modifications of the fiber and, consequently, altering its properties. In this sense, the present work proposes to analyze the influence of ionizing radiation on the physical properties of PES multifilaments. PES multifilament samples were exposed to Cobalt-60 gamma ionizing radiation, with doses ranging from 50 kGy to 200 kGy. The physical properties of tensile strength and elongation were verified. Gamma irradiation treatment proved to be effective in increasing the elongation and strength of the PES multifilament.
  • Artigo IPEN-doc 29155
    Emprego de radiação ionizante em efluente de tingimento têxtil com o corante Reactive Black 5 para a avaliação da cor e da toxicidade
    2022 - MELO, CAMILA G.; ROSA, JORGE M.; SILVA, LEONARDO G. de A. e; PEREIRA, MARIA da C.C.
    Os corantes reativos são os mais empregados no tingimento da fibra de algodão, e se destacam por sua estabilidade química e pelos altos índices de solidez da cor do substrato têxtil. Entretanto, a concentração de corante hidrolisado presente no banho após o tingimento pode chegar a 60% e, somados aos demais compostos orgânicos utilizados, acarretam águas residuais fortemente coloridas e com alta carga de contaminantes. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi avaliar a redução da cor e da toxicidade aguda de efluente sintético de tingimento têxtil com o corante Reactive Black 5. O efluente têxtil foi irradiado por meio de acelerador de elétrons, nas doses de 2,5 kGy, 5,0 kGy, 7,5 kGy e 10 kGy, e submetido a análises de toxicidade aguda com o microcrustáceo Daphnia similis e de absorbância, por espectrofotometria visível. Os ensaios de toxicidade aguda apontaram elevada toxicidade do efluente, com valores de CE50 abaixo de 1%. A máxima absorbância do efluente bruto em 590 nm foi de 1,67. O emprego da radiação ionizante por feixe de elétrons proporcionou a redução de 20,69% da toxicidade do efluente na dose de 5 kGy e redução da cor acima de 90%, a partir de 2,5 kGy. A radiação ionizante por feixe de elétrons se mostrou eficaz no tratamento do efluente estudado, para a redução da cor e da toxicidade.
  • Artigo IPEN-doc 29154
    Águas residuais de tingimentos têxteis por processo convencional e após tratamento e reutilização
    2022 - MELO, CAMILA G.; BORRELY, SUELI I.; ROSA, JORGE M.; PEREIRA, MARIA da C.C.
    A indústria têxtil é destaque mundial, tanto por sua importância econômica, quanto pelas questões ambientais relacionadas à sua cadeia produtiva. As águas residuais provenientes de tingimentos com corantes reativos, possuem características complexas que comprometem os corpos d’água receptores e, consequentemente, a sobrevivência dos organismos aquáticos. Neste contexto, o estudo contemplou a realização de cinco tingimentos consecutivos, usando efluente tratado em cada etapa. Todos os tratamentos fotoquímicos obtiveram Decaimento Absorciométrico (DA) acima de 90%, permitindo que o efluente fosse reaproveitado em novos tingimentos desde o primeiro até o último efluente tratado. No processo proposto, a taxa de Carbono Orgânico Total (COT) obtida após cinco tingimentos consecutivos com o efluente tratado foi de 34 mg L-1, em comparação aos 435 mg L-1 do efluente obtido após cinco processos convencionais. A Salinidade do efluente final obtida pelo processo proposto foi de 2,34 g L-1 de NaCl, comparada a concentração de 25 g L-1 apresentada no efluente pelo processo convencional. O consumo médio de água para um tingimento de algodão de um quilograma, pelo processo proposto, foi de aproximadamente 24 litros, em comparação aos 70 litros consumidos pelo processo convencional. No entanto, o efluente tratado apresentou valores de toxicidade < 6,25% (CE50, com intervalo de confiança de 95%) contra 10,25% do efluente bruto (sem tratamento). A concentração mediana, que causou a imobilidade dos organismos expostos, indicou a maior sensibilidade do microcrustáceo Daphnia similis ao efluente tratado.
  • Artigo IPEN-doc 29128
    Zonal refining and Bridgman technique for CsI:Tl scintillation crystal growth
    2022 - SUZART, K.F.; PEREIRA, M.C.C.; HAMADA, M.M.; MESQUITA, C.H.
    This work describes the development of the crystal cesium iodide doped with thallium (CsI:Tl) for use as a radiation detector. For CsI salt purification the zonal refining methodology using a horizontal oven at a constant temperature of 700 °C was used. The high temperature region corresponds to approximately 10% of the salt bed containing (260 mm). This region moves at a speed of 50 mm/h. The crystal growth was carried out by Bridgman technique, using a vertical oven at speed of 1 mm/h.
  • Artigo IPEN-doc 28820
    Toxicidade do efluente têxtil com corante reactive blue 21 submetido à irradiação por feixe de elétrons
    2022 - MELO, CAMILA G.; ROSA, JORGE M.; BORRELY, SUELI I.; PEREIRA, MARIA da C.C.
    O setor têxtil se destaca na economia de muitos países e por questões ambientais relacionadas à sua cadeia produtiva. A etapa de beneficiamento secundário, em especial o processo de tingimento, além de consumir muita água, utiliza inúmeros insumos químicos, gerando efluentes com potencial tóxico e desequilíbrio às condições de vida do corpo receptor. Diante disso, o objetivo do estudo foi avaliar a toxicidade do efluente têxtil, com o corante Reactive Blue 21, antes e após tratamento por irradiação com feixe de elétrons. O efluente do tingimento otimizado com o corante Reactive Blue 21 foi submetido à irradiação por feixe de elétrons e, posteriormente, avaliado e comparado à amostra sem tratamento, em relação a sua toxicidade aguda com os organismos Daphnia similis e Vibrio fischeri. Os resultados apontaram maior sensibilidade da bactéria luminescente Vibrio fischeri ao efluente, com um valor de CE50 de 0,43% para a amostra sem tratamento e de 8,89%. Já o microcrustáceo Daphnia similis, apresentou para a amostra sem tratamento 4,79% e 12,64% de CE50.O processo de tratamento por irradiação se mostrou eficaz para a redução da toxicidade no efluente analisado, com uma eficácia de mais de 60% no tratamento para ambos os organismos.
  • Capítulo IPEN-doc 28754
    Otimização do rendimento colorístico no tingimento de algodão com corante reativo aplicando-se a metodologia de superfícies de resposta
    2022 - MELO, CAMILA G.; ROSA, JORGE M.; BORRELY, SUELI I.; PEREIRA, MARIA da C.C.
    Os elevados índices absorciométricos presentes nos efluentes têxteis são, em sua grande maioria, provenientes da indesejável reação que ocorre entre o corante e a água, durante o processo de tingimento. A matéria orgânica também deve ser adequadamente tratada em efluentes. O objetivo deste estudo foi obter parâmetros ideais para tingimento com o corante Reactive Blue 21 - RB21, visando ao maior rendimento tintorial possível e, com isso, uma menor quantidade de corante no efluente. Os experimentos foram executados em triplicata, por meio de planejamento composto rotacional 25 com três pontos centrais, considerando a intensidade padrão do fabricante de 1,5%. Empregando a análise da variância obteve-se o valor de R2 ajustado de 0,78, indicando um bom ajuste do modelo às respostas observadas e, a significância do modelo observada com a diferença de valores de, aproximadamente, 25 vezes entre o Fcalculado e o Ftabelado. A análise das superfícies de resposta indicaram maior relevância dos fatores NaCl, NaOH e Na2CO3 para um maior rendimento e maior valor de K S-1. O comparativo entre os tingimentos utilizando as quantidades de insumo do fabricante e as quantidades obtidas pela metodologia de resposta resultou no incremento colorístico de 16,27% do tingimento otimizado. Os índices de solidez da cor à água forte de ambos os tingimentos não apresentaram diferença significativa, ou seja, o modelo pode ser aplicado sem detrimento à qualidade da cor final do substrato.
  • Capítulo IPEN-doc 28393
    Toxicidade do efluente e consumo hídrico e energético no tingimento de poliamida
    2021 - MORAIS, ALINE V. de; MELO, CAMILA G.; GARCIA, VANESSA S.G.; PEREIRA, MARIA da C.C.; ROSA, JORGE M.; BORRELY, SUELI I.
    O uso racional da água é imprescindível no setor industrial e deste modo necessita de tecnologia e esforços que permitam o reuso desse recurso natural. O estudo concentrou-se na determinação do consumo hídrico e energético durante o tingimento da poliamida, bem como na avaliação do efeito tóxico do efluente para o microcrustáceo Daphnia similis. O efluente pode ser considerado como muito tóxico tendo em vista que a CE50 foi 0,61 ± 0,21 (%, v/v) após 48 horas de exposição. Conforme orientação da Resolução CONAMA 430/2011 o efluente deve ser tratado em nível tal que não induza toxicidade quando lançado no corpo receptor. Buscas por tecnologias que permitam o reúso e a melhoria dos efluentes também são necessários nessa atividade industrial.
  • Capítulo IPEN-doc 28372
    Characteristics of PB2+ doped CsI matrix under gamma and neutron excitations
    2021 - PEREIRA, MARIA da C.C.; MADI FILHO, TUFIC; BERRETTA, JOSE R.; TOMAZ, LUCAS F.
    In recent years, there has been an increasing interest in finding new fast scintillating material or improve the characteristics of known scintillatorsfor the demand of high energy physics, industrial and nuclear medical applications. Divalent lead ions Pb2+ built in some crystal structures are efficient emission centers and their applications in scintillators wereand arestill the reason of an intensive study of emission properties of different compounds containing these ions. In this context, the crystals of Pb2+ doped CsI matrix were grown by the vertical Bridgman techniqueandsubjected to annealing in vacuum of 10-6 mbar and constanttemperatureof 350°C, for 24 hours, and then they were employed. To evaluate the response of the CsI:Pb scintillator crystal to gamma radiation, radioactive sources of 137Cs (662 keV), 60Co (1173 keV and 1333 keV), 22Na (511 keV and 1275 keV) and 133Ba (355 keV) wereused. The operating voltage of the photomultiplier was 2700 V for the detection of gamma rays and the accumulation time in the counting process was 600 s. The scintillator response to neutron radiation from a radioactive source of AmBe with energy range of 1 to 12 MeV was available. The activity of the AmBe source was 1 Ci Am. The emission ratewas 2.2x 106 neutrons/ second. The operating voltage of the photomultiplier tube was 1300 V. The accumulation time in the counting process was 600 s. With the results obtained, it may be observed that the crystals are sensitive to these radiations.
  • Artigo IPEN-doc 27921
    Characterization of the CsI(Tl) crystalline scintillating detector produced at IPEN
    2021 - SUZART, K.F.; VELO, A.F.; HAMADA, M.M.; PEREIRA, M.C.C.; MESQUITA, C.H.
    Cesium iodide crystal activated with thallium (CsI(Tl)) is used as radiation sensor because of its favorable characteristics as scintillator, when excited by gamma radiation. This crystal has good mechanical strength and it is relatively little hygroscopic. In the present work, the CsI(Tl) crystal was grown in the Nuclear Energy Research Institute (IPEN/CNEN/SP) by Brigdman technique, in two different formats: (a) cylindric (∅ 20.1 mm x ↑ 11.9 mm) and (b) parallelepiped (12.3 mm x ↑ 19.5 mm). The scintillator spectrometry was studied through five gamma radiation sources: 99mTc (140 keV), 133Ba (355 keV) 22Na (511 keV) and 137Cs (662 keV). The crystals were coupled to a photomultiplier tube using 0.5 McStokes viscosity silicone grease as the optical interface. All electronics for signal measurements were developed at IPEN. Luminescence property of the CsI(Tl) crystal was excited by the radiation from a 137Cs source. The energy resolution of the crystalline detector was determined by the FWHM parameter, corresponding to the photopeak width at half of its height.