Utilização das diretivas RoHS e WEEE para equipamentos eletromédicos fabricados no Brasil

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2011
Data de publicação:
Orientador
Sonia Regina Homem de Mello Castanho
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Dentro das exigências restritivas visando à mitigação de danos ambientais, várias ações estão sendo tomadas em termos mundiais, destacando-se os países onde a mobilização social e tomadas de decisão são mais efetivas. Entre estas ações as diretivas RoHS e WEEE, ambas da comunidade européia, destacam-se como interessantes procedimentos que se somam para a prevenção do uso de substâncias tóxicas e redução de emissão ao meio ambiente de resíduos sólidos de eletrônicos após o uso. Atualmente, em termos mundiais, não se observa o uso de tais procedimentos no que tange aos equipamentos eletromédicos após o término de vida útil e descarte. Este trabalho faz um estudo de ambas diretivas utilizando-se um equipamento eletromédico de fabricação nacional, um eletroestimulador. O equipamento foi criteriosamente desmontado e seus componentes classificados com base em sua classe de material e composição química. Após a desmontar e catalogar os componentes quanto à classe de materiais e composição química, foram sugeridos alguns procedimentos. Para atender a diretiva RoHS, a substituição de metais pesados presentes na liga utilizada na soldagem dos componentes eletrônicos. Para atender a diretiva WEEE, o processamento de resíduo de placa de circuito impresso inertizado em vidro. Deste modo verifica-se que os procedimentos adotados para cumprir com as duas diretivas européias foram adequados para os equipamentos eletromédicos tanto de fabricação nacional como internacional.

Como referenciar
PIDONE, LEANDRO A. Utilização das diretivas RoHS e WEEE para equipamentos eletromédicos fabricados no Brasil. Orientador: Sonia Regina Homem de Mello Castanho. 2011. 93 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2011.tde-02032012-144225. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/10066. Acesso em: 26 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções