Otimização dos procedimentos de preparação, marcação e controle de qualidade do glucarato-sup(99m)Tc para diagnóstico do infarto agudo do miocárdio

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2007
Data de publicação:
Orientador
Constancia Pagano Goncalves da Silva
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
e mortalidade no adulto. Apesar dos avanços da medicina preventiva, o infarto agudo do miocárdio continua sendo freqüente e a dificuldade do diagnóstico diferencial é causa adicional de eventos fatais. O seu diagnóstico baseia-se na tríade: dor anginosa típica, alterações no eletrocardiograma e elevação das enzimas cardíacas no sangue. Porém, muitos casos podem cursar sem a síndrome completa, tornando de extrema importância o desenvolvimento de ensaios não invasivos para o diagnóstico precoce dos danos do miocárdio. O glucarato-99mTc é um radiofármaco de grande interesse para a aplicação em Medicina Nuclear, pois marca tecidos necrosados na fase precoce do evento. Baseado em uma revisão da literatura, este trabalho descreve a otimização dos procedimentos de preparação, liofilização, marcação e controle de qualidade do glucarato. A pureza radioquímica foi avaliada pela técnica de cromatografia ascendente em papel e os resultados de marcação com variação do tempo de reação do produto, volume e atividade de 99mTcO4- apresentaram-se superiores a 97%. Em condições adequadas de temperatura (2 a 8ºC), o reagente liofilizado manteve-se estável durante 12 meses. O estudo de biodistribuição em camundongos Swiss sadios demonstrou rápido clareamento sangüíneo, eliminação renal e baixa captação em órgãos adjacentes ao coração. O estudo cintilográfico em ratos Wistar sadios comprovou os resultados da biodistribuição e o estudo cintilográfico em ratas infartadas comprovou a sensibilidade do método.

Como referenciar
CAMARGO, ANA C. Otimização dos procedimentos de preparação, marcação e controle de qualidade do glucarato-sup(99m)Tc para diagnóstico do infarto agudo do miocárdio. Orientador: Constancia Pagano Goncalves da Silva. 2007. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2007.tde-29112007-154504. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/11564. Acesso em: 26 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções