Análise dos dados meteorológicos das torres A e B da CNAAA – Período: Janeiro de 2013 a Dezembro de 2017

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2018
Data de publicação:
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
Prestação de Serviços Tecnológicos
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Esse documento apresenta a análise dos dados meteorológicos de temperatura, umidade relativa, velocidade e direção do vento a 10 m e precipitação pluviométrica para a Torre A, e velocidade e direção do vento a 15 m para a Torre B para o período de Janeiro de 2013 a Dezembro de 2017. As Torres A e B estão localizadas no sítio da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, no município de Angra dos Reis (RJ). Os dados meteorológicos apresentados serão utilizados para complementar as informações necessárias para processar o modelo numérico de circulação oceanográfica em torno da Praia de Itaorna e regiões circunvizinhas. Esse trabalho de modelagem está sendo acompanhado pela equipe do IBQN que dá apoio técnico à Eletronuclear. A planilha com os dados meteorológicos analisados nesse documento já foi entregue para a equipe do IBQN. A equipe do IPEN não tem responsabilidade técnica pelos resultados gerados pelo modelo numérico de oceanografia. Os dados de direção do vento para a Torre B, principalmente, para os anos de 2013, 2014 e 2017, não estão consistentes quando comparados com os dados disponíveis no banco de dados meteorológicos da CNAAA. A sua utilização deve ser evitada até que seja investigado os valores reportados e/ou seja necessária a substituição do sensor de direção do vento. Os dados de precipitação pluviométrica acumulada apresentaram valores bastante intensos em determinados períodos, mas como não existem dados de outras estações para confrontá-los são considerados validados. Ressalte-se apenas que existiram diversos períodos com ausência de dados o que compromete a determinação dos valores torais mensais acumulados. Os demais sensores apresentaram valores que podem ser considerados dentro da faixa de medição esperada para a hora do dia e mês do ano.

Como referenciar
MOLNARY, LESLIE de. Análise dos dados meteorológicos das torres A e B da CNAAA – Período: Janeiro de 2013 a Dezembro de 2017. São Paulo: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - CEN, Março, 2018. (IPEN-CEN-PSE-ETN-216-00-RELT-001-00). Restrito. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/29167. Acesso em: 26 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções