Estrutura de servicos do conhecimento em Parques Cientificos e Tecnologicos - incrementando a relacao - empresa - universidade - centro de pesquisa

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2009
Data de publicação:
Orientador
Desiree Moraes Zouain
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Esta pesquisa propõe um modelo de Estrutura de Serviços do Conhecimento aplicável aos Parques Científicos e Tecnológicos e direcionados às micro, pequenas e médias empresas, de maneira a otimizar a relação empresa universidade centros de pesquisa. A idéia surgiu a partir de leituras e estudos relativos aos parques científicos e tecnológicos e à observação de uma lacuna do conhecimento: não estavam disponíveis trabalhos acadêmicos que modelassem estruturas de serviços de apoio à relação empresa universidade - centros de pesquisa em Parques Científicos e Tecnológicos. A metodologia utilizada na pesquisa foi: estudos exploratórios complementados por pesquisa ação. Foram determinadas cinco dimensões de análise (serviços do conhecimento, desenvolvimento de negócios, serviços comuns, expansão de área, e imagem/visibilidade); com base nas dimensões definidas foi elaborado o instrumento de pesquisa e aplicado na forma de e-survey; o questionário foi respondido por gestores de Parques Científicos e Tecnológicos de diversos países (Espanha, Itália, Portugal, Alemanha, Reino Unido, China, Brasil, Turquia e Uruguai). Alguns dos parques estudados, europeus, foram visitados (o que complementou a última fase da pesquisa-ação). Após apresentação, análise e discussão dos resultados, foi formulado o modelo conceitual de estrutura de serviços do conhecimento para Parques Científicos e Tecnológicos. Durante a etapa de formulação do modelo, uma breve discussão sobre a importância do conhecimento e do atendimento das necessidades do cliente, implicou na inclusão de uma interface-cliente no modelo final.

Como referenciar
MAGALHAES, ADRIANA B.V.B. Estrutura de servicos do conhecimento em Parques Cientificos e Tecnologicos - incrementando a relacao - empresa - universidade - centro de pesquisa. Orientador: Desiree Moraes Zouain. 2009. 253 f. Tese (Doutoramento) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, Sao Paulo. DOI: 10.11606/T.85.2009.tde-06072009-134613. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/9398. Acesso em: 26 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções