Ferramentas para adequação das linhas de pesquisa de intitutos de pesquisa: o exemplo do IPEN

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2011
Data de publicação:
Orientador
Jose Roberto Rogero
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Este trabalho tem como objetivo auxiliar os institutos de pesquisa, notadamente o IPEN, a melhorar a assertividade do processo de definição de suas linhas de pesquisa. Novas velocidades evolutivas que aumentam exponencialmente exigem maior sincronia e ação múltipla e coordenada dos três elementos fundamentais para o desenvolvimento das sociedades contemporâneas: o governo, a estrutura produtiva e a infra-estrutura científica e tecnológica. Esse ambiente cada vez mais dinâmico e mutante impõe uma maior proximidade com o meio socioeconômico que passa de cliente-consumidor à do co-criador do conhecimento e fornecedor de energia agora contida em um novo padrão de relações sociais, denominado Sociedade em Rede. A diferença nos tempos da Universidade, da Estrutura Produtiva e do Governo é função do tempo de suas atividades centrais: a Ciência, o Mercado e a conquista da Opinião Pública, respectivamente. A equação que harmoniza e encontra sinergias entre as três dimensões é o desafio contemporâneo daqueles que procuram inovar e avançar no conhecimento em prol da sociedade. Neste trabalho procura-se mostrar que a saída para os institutos de pesquisa está em acreditar na frase de Robert Plomin e procurar conectar-se ao diferentes elos das cadeias para fazer uso de uma inteligência coletiva que se expande em velocidade e qualidade superiores a qualquer outro momento na história da humanidade. A comparação dos resultados obtidos com a aplicação de diferentes metodologias de análise permite mostrar os pontos fortes e pontos de atenção, ameaças e oportunidades do IPEN fornecendo subsídios para encontrar o melhor modo para adequar seu desempenho às novas demandas.

Como referenciar
SACRAMENTO, JOSE M.N. Ferramentas para adequação das linhas de pesquisa de intitutos de pesquisa: o exemplo do IPEN. Orientador: Jose Roberto Rogero. 2011. 192 f. Tese (Doutoramento) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/T.85.2011.tde-17062011-113114. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/9975. Acesso em: 26 Apr 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções