JOAO COUTINHO FERREIRA

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Artigo IPEN-doc 15803
    Amonia como fonte de hidrogenio para utilizacao em celulas a combustivel
    2010 - EGUTE, NAYARA dos S.; ABRAO, ALCIDIO; FERREIRA, JOAO C.; TAVARES, BEATRIZ G.; BERGAMASCHI, VANDERLEI S.; CARVALHO, FATIMA M.S. de
  • Artigo IPEN-doc 18412
    Uso de um absorvedor para a remoção de amônia gerada em granjas avícolas
    2012 - FERREIRA, J.C.; ZINI, J.; BERGAMASCHI, V.S.; SANTOS, I.; LINARDI, M.; CARVALHO, F.M.S.
  • Artigo IPEN-doc 14329
    Estudo da obtenção de hidrogênio a partir de amônia gerada em sistemas produtivos de frango de corte
    2009 - EGUTE, NAYARA dos S.; ABRAO, ALCIDIO; CARVALHO, FATIMA M.S. de; OLIVEIRA, FLAVIO S. de; FERREIRA, JOAO C.; VEGA BUSTILLO, JOSE O.W.
    O hidrogênio tem sido considerado o vetor energético do século XXI e pode ser obtido a partir de compostos intermediários como a amônia. Em Sistemas Produtivos de Frango de Corte a amônia é formada a partir da decomposição microbiana do ácido úrico eliminado pelas aves e tem sua emissão incrementada pelos aumentos da temperatura e pH da cama de frango, do tipo de material usado e seu manejo. O ensaio exploratório foi conduzido com o objetivo de avaliar o efeito da adição de carbonato de sódio na cama com o conseqüente aumento do pH. Utilizaram-se cinco concentrações diferentes do carbonato. A cama foi incubada durante 24 horas e a solução fixadora de ácido bórico titulada com soluções padrão de hidróxido de sódio e de ácido sulfúrico. Os resultados demonstraram que a elevação do pH da cama aumentou a volatilização de amônia.
  • Tese IPEN-doc 15616
    Remoção de amônia gerada em granjas avícolas e sua utilização em células à combustível e uso como fertilizante
    2010 - FERREIRA, JOAO C.
    A amônia presente em galpões fechados de criação de frangos afeta a saúde tanto dos animais como dos tratadores, além de ser um grave problema ambiental. O processo aqui recomendado faz uso de um material com grande capacidade de retenção tanto da amônia gasosa como na forma de seu hidróxido, NH4OH. Este absorvedor, um trocador catiônico sólido, preparado para a retenção seletiva da amônia, é inodoro, insípido e atóxico. Uma vez saturado com amônia, passa por um tratamento químico para a remoção deste composto, podendo ser reutilizado muitas vezes sem perda de sua capacidade retentora, tornando o processo mais econômico. A remoção deste material pode-se dar na forma de um sal de amônio que poderá ser utilizado como fertilizante. Ressalta-se ainda que a amônia recuperada nestes galpões avícolas, quando submetida a uma decomposição térmica catalítica, gera hidrogênio para uso em células a combustível, podendo fornecer energia elétrica no próprio local do trabalho.