SUZIMARA ROVANI

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Artigo IPEN-doc 26782
    Extração de sílica a partir das cinzas de resíduo da cana-de-açúcar em diferentes condições de extração alcalina
    2019 - FUNGARO, D.A.; ROVANI, S.
    Uma amostra de cinzas geradas durante a queima de resíduos de cana-de-açúcar foi triturada com NaOH sólido variando-se a relação cinzas: NaOH (m/m). As misturas foram submetidas ao processo de fusão a 450 oC por 1 h. Após o resfriamento, a sílica da massa fundida foi lixiviada para a fase líquida na forma de silicato de sódio. Seguindo a separação do sólido e do líquido, partículas de sílica foram precipitadas pela adição de ácido sulfúrico até pH 7 à solução de silicato de sódio. O rendimento das amostras mostrou-se constante e uma pureza de 89% foi alcançada. As amostras de cinzas e de sílica produzidas foram caracterizadas por difração de raios-X, fluorescência de raios-X e análise elementar.
  • Artigo IPEN-doc 26758
    Caracterização físico-química das propriedades de cinzas de cana-de-açúcar de diferentes usinas brasileiras
    2019 - ROVANI, S.; CARVALHO, F.; SANTOS, J.; RAMOS, N.; MORANDI, M.; SALDANHA, M.; FUNGARO, D.
    O interesse em transformar biomassa em novas fontes de energia e novos materiais vem fomentando estudos em todo o mundo. As cinzas resultantes da queima de palha e bagaço de cana, por exemplo, é um material rico em sílica. No presente estudo, amostras de cinzas de resíduos de cana-de-açúcar foram coletadas nas usinas de Cerradinho (Chapadão do Céu, GO), Iracema (Iracemápolis, SP) e Guaíra (Guaíra, SP), localizadas em regiões onde os solos são classificados como Latossolos. As cinzas foram caracterizadas pelas técnicas de XRD, EDX, MEV, espectroscopia no IV e DTG. A maioria das amostras de cinzas apresentou sílica como principal constituinte (42-69%) e a sílica na forma cristalina em todas. Diferenças significativas nas concentrações de outros elementos foram observadas.
  • Artigo IPEN-doc 25894
    Low cost silica nanoparticles biosorbent obtained from sugarcane waste ash
    2018 - ROVANI, S.; SANTOS, J.J.; CORIO, P.; FUNGARO, D.A.
    Sugarcane waste ash, a Si-rich source, is generated in large quantity and can create a serious disposal problem. The production of silica nanoparticles (silicaNPs) from sugarcane waste ash varying ash:NaOH mass ratio was evaluate. The samples were characterized by total X-ray fluorescence spectroscopy, SEM, TEM, XRD, surface area and pore distribution, FTIR and TGA and applied as biosorbent for methylene blue dye removal. The yield of silicaNPs extraction remained constant from ash:NaOH mass ratio 1:1.5. Si content was 77.32 wt.% and 94.89wt. % for sugarcane waste ash and silicaNP 1:1.5, respectively. SilicaNP 1:1.5 presented particles smaller than 100 nm, surface area of 63 m2 g-1 and adsorption capacity of 37 mg g-1 for methylene blue. The results indicate that was possible to obtain a biosorbent, from a renewable source, with low cost and with easy and fast synthesis procedure.
  • Artigo IPEN-doc 24926
    Propriedades do amido e suas aplicações em biopolímeros
    2018 - AZEVEDO, LUCIANA C. de; SA, ALESSANDRA S.C. de; ROVANI, SUZIMARA; FUNGARO, DENISE A.
    O uso de amido pelos seres humanos remonta ao Egito antigo, onde papiros datados de 4000 a.c. eram elaborados com amido de trigo. Este carboidrato polimérico é constituído por unidades de glicose que se ligam formando estruturas de amilose e amilopectina, cuja proporção de cada uma dessas frações irá conferir características específicas, atribuindo diferentes aplicações comerciais a esta substancia. Muitos estudos estão sendo conduzidos para encontrar aplicações nobres para o amido, como por exemplo, o melhoramento das propriedades de materiais pela incorporação deste carboidrato como substrato polimérico, especialmente com o intuito de serem empregados em substituição ao plástico. Em relação a isso, pesquisas têm sido realizadas envolvendo a combinação com outros hidrocolóides, adição de novos plastificantes, nanocompósitos e polímeros inorgânicos na obtenção da solução filmogênica com o amido, assim como estão sendo desenvolvidas novas tecnologias de extrusão e secagem dos filmes, incluindo aplicação de radiação gama. O objetivo desta revisão foi apresentar as principais características e o avanço no uso de amido como polímero em filmes biodegradáveis e o interesse da comunidade científica e industrial por essa tecnologia. A prospecção revelou que, além de estar em ascensão desde 1990, a tecnologia de obtenção de biopolimeros está sendo intensivamente aprimorada por países como a China e EUA.