LARISSA OLIVEIRA BERBEL

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  • Artigo IPEN-doc 28696
    Comparing the corrosion behaviour of AA2050 and AA7050 aluminium alloys by scanning vibrating electrode and scanning ion-selective electrode techniques
    2022 - VIVEIROS, BARBARA V.G. de; DONATUS, UYIME; ALENCAR, MAICON C. de; BERBEL, LARISSA O.; COSTA, ISOLDA
    The susceptibility to localised corrosion of the high strength alloys, AA2050-T84 and AA7050-T7451, used in the aerospace industry, was investigated in this study by localised electrochemical techniques, specifically, scanning vibrating electrode technique (SVET) and scanning ion-selective electrode technique (SIET), in 0.005 mol L−1 NaCl solution. The study was initially carried out using both alloys individually and then, coupling the two alloys and evaluating the effect of galvanic coupling between them. The results revealed that the AA2050-T84, being nobler than the AA7050-T7451, presented higher corrosion current density values when tested in isolation and the depth of corrosion penetration was significantly deeper in the AA2050-T84 alloy than in the AA7050-T7451. However, galvanic coupling of the two alloys resulted in cathodic protection of the AA2050-T84 alloy and a reduction in corrosion current densities on both alloys.
  • Tese IPEN-doc 20023
    Avaliação da resistência à corrosão da liga Ti-6Al-4V para implantes dentários em ambientes aerados e deaerados
    2021 - BERBEL, LARISSA O.
    O titânio e suas ligas são amplamente utilizados na odontologia, principalmente como implantes dentários, devido à sua biocompatibilidade e elevada resistência à corrosão. A resistência à corrosão do titânio ocorre pela formação de um filme fino de óxido passivo de TiO2 em contato com o oxigênio. Esta camada é aderente e estável na superfície, e capaz de atuar como barreira protetora entre o substrato e o meio corrosivo. No entanto, a literatura associa a peri-implantite a grandes aumentos de produtos de corrosão de titânio e suas ligas ao redor de implantes em presença da inflamação em comparação com implantes em pessoas saudáveis. Assim, é importante a identificação dos fatores presentes no microambiente peri-implantar que possam reduzir a resistência à corrosão do titânio. O objetivo deste estudo foi investigar e simular condições inflamatórias in vitro a fim de determinar quais fatores afetam a resistência à corrosão de implantes dentários fabricados com a liga Ti-6Al-4V em solução tampão de fosfato (PBS) utilizada para simular o efeito dos fluidos corpóreos. Foram investigados os efeitos do peróxido de hidrogênio, presente em infecções orais, da albumina, a deaeração do meio (para simulação das condições de pO2 reduzida durante a inflamação) e de íons fluoreto, em solução de PBS com pH ajustados para 3,0, 4,5 e 7,0. Também foi investigada a resistência à corrosão de implantes com conexão do tipo cone Morse de Ti-6Al-4V conectado a um pilar protético de aço inoxidável 316L por meio da avaliação da influência do efeito da conexão mecânica por batidas (3, 5 e 7) no mecanismo de corrosão. A avaliação da resistência à corrosão da liga de titânio foi realizada por técnicas eletroquímicas e caracterização da superfície (MEV). Os resultados mostraram que as condições mais favoráveis ao ataque corrosivo da liga Ti-6Al-4V são a presença no meio de um forte oxidante (H2O2), do pH ácido (pH 3,0), seja em presença ou ausência de fluoreto, presença de proteína e deaeração do meio fisiológico. As condições mais agressivas são típicas de situações presentes em infecções peri-implantares e de condições de fresta. O estudo da conexão pilar-implante mostrou que na junção entre um implante de Ti-6Al-4V e o pilar protético de aço inoxidável 316 L, a condição de fresta entre as interfaces foi o fator predominante no mecanismo de corrosão prevalecendo sobre o efeito de acoplamento galvânico.
  • Artigo IPEN-doc 28131
    Study of corrosion of AA 3003 aluminum in biodiesel, diesel, ethanol and gasoline media
    2020 - SOARES, M.; BERBEL, L.O.; VIEIRA, C.; OLISZESKI, D.C.S.; FURSTENBERGER, C.B.; BANCZEK, E.P.
    The contact between fuels and various metals used in vehicles make them susceptible to corrosion. Aluminum is a metal widely used in automotive components owing to its corrosion resistance as well as mechanical properties. The ABNT 14359 standard establishes a method for determining fuel corrosion; however, it is restricted to copper and fossil fuels. In this standard, corrosion is assessed qualitatively by visual comparison of patterns, which can lead to uncertain results. The methodology used in this study involves the immersion of metallic materials in fuels for a specific period of time for further analysis by scanning electron microscopy (SEM), and electrochemical analysis by electrochemical impedance spectroscopy (EIS) and anodic potentiodynamic polarization (APP). The results indicated that aluminum alloy AA 3003 is suitable for use in the production of vehicle components that will be in contact with biodiesel, diesel, ethanol, or gasoline, since no serious case of corrosion occurred.
  • Resumo IPEN-doc 25340
    Estudo da resistência à corrosão das ligas AA2050-T84 e AA7050-T7451 soldadas por FSW
    2018 - VIVEIROS, B.V.G. de; ALENCAR, M.C.; BERBEL, L.O.; DONATUS, U.; COSTA, I.
    As ligas de alumínio da série 2XXX e 7XXX são muito utilizadas comercialmente em indústrias aeronáuticas pela presença de boas características como resistência à corrosão, resistência mecânica e baixa densidade. Porém, quando soldadas, suas microestruturas sofrem mudanças, o que altera suas propriedades. Neste estudo, as ligas 2XXX e 7XXX foram soldadas pelo método de fricção e mistura, também conhecido como “friction stir welding” (FSW), que aquece e quebra os grãos pela tensão aplicada resultando na soldagem no estado sólido das duas ligas. Neste estudo a resistência à corrosão das ligas AA2050-T84 e AA7050-T7451 soldadas por FSW foi investigada pela técnica “Scanning Vibrating Electrode Technique” (SVET), e por “Scanning Ion - Electrode Technique” (SIET), em que foi realizada a medição de pH localizado. O eletrólito usado neste estudo foi composto por 5 mM de NaCl sendo que a região analisada da solda foi a secção transversal. As zonas afetadas pelo processo FSW são apresentadas e caracterizadas a partir do tamanho de grãos existentes, como metal base (MB), zona termicamente afetada (ZTA), zona termomecanicamente afetada (ZTMA), zona de transição da zona termomecanicamente afetada das ligas (ZTMA trans) e a zona de mistura (ZM), que é a área de recristalização dos grãos. Foram também realizados ensaios de potencial de circuito aberto (OCP) e impedância eletroquímica (EIS) nas mesmas regiões observadas e ensaiadas dos ensaios anteriores, também com solução de 5 mM de NaCl. Os resultados mostraram que nas primeiras horas de ensaio, a área mais suscetível ao ataque foi a zona de transição das ligas (ZTMA trans), mas após 24 h de ensaio, a zona mais suscetível foi a ZTMA da liga 7050-T7451. Esses resultados foram correlacionados com a microestrutura das diferentes zonas.
  • Artigo IPEN-doc 24727
    Qualitative use of potentiodynamic polarization and anodic hydrogen evolution in the assessment of corrosion susceptibility in AA2198-T851 Al–Cu–Li alloy
    2018 - DONATUS, UYIME; BERBEL, LARISSA O.; COSTA, ISOLDA
    In this study, the corrosion behavior of the AA2198-T851 and its friction stir weldment was used to show the qualitative use of potentiodynamic polarization and the effect of anodic hydrogen evolution (AHE). The results showed that some details can be revealed in the anodic arm of the polarization curves of an Al alloy above the breakdown potential with changes in cell configuration and electrolytes. In addition, AHEinterferes with the measured current density in the anodic arm, which in turn can be used to assess the extent of corrosion susceptibility and changes in anodic dissolution behavior of the alloy.