BIANCA GERALDO

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Artigo IPEN-doc 26681
    Radiochemical characterization of spent filter cartridges from the primary circuit of a research reactor
    2019 - GERALDO, BIANCA; ARAUJO, LEANDRO G. de; TADDEI, MARIA H.T.; FERREIRA, MARCELO T.; MADUAR, MARCELO F.; VICENTE, ROBERTO; MARUMO, JULIO T.
    Radiochemical-based analyses have been used for the characterization of radioactive waste. Nevertheless, the determination of alpha, beta and gamma emitters by radiochemical analysis of spent cartridge filters from a swimming-pool type reactor has not been previously addressed. This work aims at identifying and quantifying the radionuclides present in this waste, including the difficult to measure radionuclides. The distribution of the radionuclides in the filter was investigated by the determination of gamma-emitting nuclides and the z-score of the measured activity concentrations. The results indicated that all the filters are homogeneous, meeting the homogeneity criteria recommended by the International Atomic Energy Agency.
  • Artigo IPEN-doc 21018
    Characterization of filter cartridges from the IEA-R1 reactor by radiometric methods
    2015 - GERALDO, BIANCA; VICENTE, ROBERTO; FERREIRA, ROBSON J.; GOES, MARCOS M.; MARUMO, JULIO T.
  • Dissertação IPEN-doc 18900
    Utilização de métodos radioanalíticos para a determinação de isótopos de urânio, netúnio, plutônio, amerício e cúrio em rejeitos radioativos
    2012 - GERALDO, BIANCA
    O carvão ativado é um tipo comum de rejeito radioativo que contém elevada concentração de produtos de ativação e fissão. O gerenciamento deste rejeito inclui a sua caracterização, visando à determinação e quantificação dos radionuclídeos específicos, incluindo aqueles conhecidos como Radionuclídeos de Difícil Medição (RDM). A análise dos RDMs geralmente envolve análises radioquímicas complexas para purificação e separação dos radionuclídeos, as quais são caras e demandam muito tempo. O objetivo deste trabalho foi definir uma metodologia de análise sequencial de isótopos de urânio, netúnio, plutônio, amerício e cúrio, presentes em um tipo de rejeito radioativo, avaliando-se rendimento químico, tempo de análise, quantidade de rejeito secundário gerado e custo. Foram comparadas e validadas três metodologias que empregam a troca iônica (TI + EC), extração cromatográfica (EC) e extração com polímeros (ECP). O rejeito estudado foi o carvão ativado, proveniente do sistema de purificação de água do circuito primário de refrigeração do reator IEA-R1. As amostras de carvão foram dissolvidas por digestão ácida, seguida de purificação e separação dos isótopos com resinas de troca iônica, extração cromatográfica e extração com polímeros. Os isótopos foram analisados em um espectrômetro alfa, equipado com detectores de barreira de superfície. O rendimento químico de todos os elementos foi satisfatório para os métodos TI + EC e EC. Para o método ECP, apenas o rendimento químico do U foi comparável aos outros métodos. As análises estatísticas dos resultados bem como a análise de custo e volume de rejeito secundário gerado demonstraram que o método EC é o mais adequado para a identificação e quantificação dos isótopos estudados em carvão ativado.