MITSUO YAMAGUCHI
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Relatório IPEN-doc 26585 Análise qualitativa e quantitativa do Máximo Acidente Hipotético para o Reator IPEN/MB-012019 - SHORTO, JULIAN M.B.; MOLNARY, LESLIE de; OLIVEIRA, PATRICIA S.P. de; YAMAGUCHI, MITSUORelatório IPEN-doc 25688 Análise de criticalidade do cofre de salvaguardas do Centro de Combustível Nuclear (CCN)2019 - YAMAGUCHI, MITSUOEste relatório apresenta a análise de criticalidade do cofre de salvaguardas (sala 22 do prédio 96) do Centro de Combustível Nuclear (CCN). A análise foi feita com o sistema SCALE4.4a.Relatório IPEN-doc 25589 Procedimento para análise de propagação das incertezas nas massas de combustível do reator IPEN/MB-01 tipo placa2018 - YAMAGUCHI, MITSUO; SANTOS, ADIMIR dosEste relatório apresenta um procedimento para analisar a propagação das incertezas nas massas do combustível do reator IPEN/MB-01 tipo placa.Relatório IPEN-doc 25034 Análise de criticalidade do transporte de elementos combustíveis do núcleo do reator IPEN/MB-01 tipo placa2018 - YAMAGUCHI, MITSUOEste relatório apresenta a análise de criticalidade dos elementos combustíveis que serão transportados do Centro de Combustível Nuclear (CCN) para o prédio do Reator IPEN/MB-01. A análise foi feita com o sistema SCALE4.4a.Relatório IPEN-doc 24908 Cálculo do fator de multiplicação efetivo do núcleo do reator RA-6 com o sistema SCALE 4.4a2018 - YAMAGUCHI, MITSUOEste relatório apresenta o cálculo do fator de multiplicação efetivo de um experimento crítico realizado no reator argentino RA-6 com o sistema computacional SCALE4.4a. Esse experimento foi aceito como benchmark e está publicado no International Handbook of Evaluated Criticality Safety Benchmark Experiments.Relatório IPEN-doc 24907 Descrição mecânica e cálculo de criticalidade das caixas de armazenamento de placas combustíveis avulsas dos elementos combustíveis desmontáveis2018 - JUNQUEIRA, FERNANDO de C.; SILVA, JOSÉ E.R. da; YAMAGUCHI, MITSUOEste documento descreve a configuração mecânica das Caixas de Armazenamento de Placas Combustíveis avulsas dos Elementos Combustíveis Desmontáveis (ECD) no mesmo Cesto de Armazenagem e Transporte de Elementos Combustíveis tipo Placa, semelhantes aos do futuro reator RMB, a serem utilizados no núcleo do Reator IPEN/MB-01. Com finalidade de aprovação da forma de estocagem, é mostrado, em seguida, o cálculo de criticalidade do cesto completo com as caixas também completas de Placas Combustíveis, em condições extremas de armazenamento, nas covas de estocagem.Relatório IPEN-doc 24892 Descrição mecânica e cálculo de criticalidade do cesto de armazenagem e de transporte de elementos combustíveis tipo placa2018 - JUNQUEIRA, FERNANDO de C.; SILVA, JOSÉ E.R. da; YAMAGUCHI, MITSUOEste documento descreve a configuração mecânica do Cesto de Armazenagem e de Transporte de Elementos Combustíveis tipo Placa, semelhantes aos do futuro reator RMB, a serem utilizados no núcleo do Reator IPEN/MB-01. Com finalidade de aprovação da forma de estocagem, é mostrado, em seguida, o cálculo de criticalidade do cesto completo com os EC em condições extremas de armazenamento, nas covas de estocagem.Relatório IPEN-doc 24911 Procedimento para análise de propagação das incertezas nas massas de combustível do reator IPEN/MB-01 tipo placa2018 - YAMAGUCHI, MITSUO; SANTOS, ADEMIR dosEste relatório apresenta um procedimento para analisar a propagação das incertezas nas massas do combustível do reator IPEN/MB-01 tipo placa.Relatório IPEN-doc 24910 Procedimento para análise de propagação das incertezas nas massas de combustível do reator IPEN/MB-01 tipo placa2018 - YAMAGUCHI, MITSUO; SANTOS, ADEMIR dosEste relatório apresenta um procedimento para analisar a propagação das incertezas nas massas do combustível do reator IPEN/MB-01 tipo placa.Artigo IPEN-doc 24804 Thermal hydraulic analysis improvement for the IEA-R1 research reactor and fuel assembly design modification2018 - UMBEHAUN, PEDRO E.; TORRES, WALMIR M.; SOUZA, JOSE A.B.; YAMAGUCHI, MITSUO; SILVA, ANTONIO T. e; MESQUITA, ROBERTO N. de; SCURO, NIKOLAS L.; ANDRADE, DELVONEI A. deThis paper presents the sequence of activities to improve the thermal hydraulic analysis of the IEA-R1 research reactor to operate in safe conditions after power upgrade from 2 to 5 MW and core size reduction from 30 to 24 fuel assemblies. A realistic analysis needs the knowledge of the actual operation conditions (heat flow, flow rates) beyond the geometric data and the uncertainties associated with manufacturing and measures. A dummy fuel assembly was designed and constructed to measure the actual flow rate through the core fuel assemblies and its pressure drop. First results showed that the flow distribution over the core is nearly uniform. Nevertheless, the values are below than the calculated ones and the core bypass flow rate is greater than those estimated previously. Based on this, several activities were performed to identify and reduce the bypass flow, such as reduction of the flow rate through the sample irradiators, closing some unnecessary secondary holes on the matrix plate, improvement in the primary flow rate system and better fit of the core components on the matrix plate. A sub-aquatic visual system was used as an important tool to detect some bypass flow path. After these modifications, the fuel assemblies flow rate increased about 13%. Additional tests using the dummy fuel assembly were carried out to measure the internal flow distribution among the rectangular channels. The results showed that the flow rate through the outer channels is 10% - 15% lower than the internal ones. The flow rate in the channel formed between two adjacent fuel assemblies is an estimated parameter and it is difficult to measure because this is an open channel. A new thermal hydraulic analysis of the outermost plates of the fuel assemblies takes into account all this information. Then, a fuel design modification was proposed with the reduction of 50% in the uranium quantity in the outermost fuel plates. In order to avoid the oxidation of the outermost plates by high temperature, low flow rate, a reduction of 50% in the uranium density in the same ones was shown to be adequate to solve the problem.