EDSON SOUZA DE JESUS FILHO

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  • Artigo IPEN-doc 29088
  • Capítulo IPEN-doc 28669
  • Resumo IPEN-doc 13312
    Caracterizacao mecanica de uma liga AA-7075 conformada por spray apos tratamentos termicos
    2008 - SIQUEIRA, G.; FERNANDES, M.G.; JESUS FILHO, E.S.; ROSSI, J.L.
  • Artigo IPEN-doc 12605
    Assentos de valvulas sinterizadas - avaliação da usinabilidade e desgaste
    2006 - JESUS FILHO, E.S. de; JESUS, E.R.B.; ROSSI, J.L.; SALGADO, L.; COLOSIO, M.A.
  • Artigo IPEN-doc 12594
    Effect of microstructure on properties and performance of spray formed AISI m2 high-speed steel
    2006 - JESUS, E.R.B. de; JESUS FILHO, E.S.; ROSSI, J.L.
  • Artigo IPEN-doc 10061
    Caracterizacao microestrutural e usinagem de prototipo de inserto para assento de valvula
    2002 - JESUS FILHO, E.S.; JESUS, E.R.B.; SANTOS, J.C.; COLOSIO, M.A.; ROSSI, J.L.
  • Artigo IPEN-doc 09782
    Desenvolvimento de componente automotivo sinterizado - insertos para assentos de valvulas
    2002 - SALGADO, L.; AMBROZIO FILHO, F.; JESUS FILHO, E.S.; COLOSIO, M.A.; ROSSI, J.L.
  • Tese IPEN-doc 11328
    Processamento, usinagem e desgaste de ligas sinterizadas para aplicações automotivas
    2006 - JESUS FILHO, EDSON S. de
    O objetivo deste trabalho foi desenvolver potenciais materiais para aplicações automotivas, em particular como insertos para assento de válvula em motores de combustão interna à gasolina. O desenvolvimento compreendeu as etapas de processamento dos materiais via metalurgia do pó, tratamento térmico, caracterização microestrutural e mecânica, usinagem e desgaste dos mesmos. O desenvolvimento objetivou principalmente a redução de custo e a aplicação de elementos menos poluentes, excluindo-se, por exemplo, a aplicação do Co devido ao seu alto custo e do Pb devido aos seus efeitos toxicológicos e prejudiciais ao meio ambiente. A realização de uma pesquisa minuciosa na busca de patentes relacionadas indicou que os materiais estudados apresentam composições particulares, e, portanto inéditas. Os resultados encontrados nos ensaios de dureza e de resistência à compressão radial nas amostras tratadas termicamente apresentaram resultados superiores aos da liga comercial atualmente em uso. Testes de usinabilidade em amostras sem tratamento térmico apresentaram comportamento similar ao da liga comercial, indicando que a usinabilidade do material praticamente não foi afetada com a mudança na composição química. Após a etapa de tratamento térmico, as ligas obtidas apresentaram valores de esforços de corte superiores aos do material comercial. Os resultados dos testes de desgaste abrasivo em amostras tratadas termicamente apresentaram menores valores de coeficientes de atrito e perda de massa em todos os casos em relação ao material comercial. Este comportamento é devido aos benefícios introduzidos pelo tratamento térmico executado e pela adição de alguns elementos resistentes ao desgaste na forma de carbonetos de Nb e Ti/W. Os resultados dos esforços de corte apresentaram boa concordância com os resultados dos ensaios de desgaste. Os materiais produzidos apresentam-se como potenciais candidatos para substituir, com vantagens, inserto para assento de válvula a base de Fe-Co em motores de combustão interna a gasolina.
  • Dissertação IPEN-doc 06920
    Obtencao e avaliacao do comportamento a fadiga de compositos de matriz de aluminio submetidos a diferentes tratamentos superficiais mecanicos
    2000 - JESUS FILHO, EDSON S. de
    O objetivo deste trabalho foi a avaliação do comportamento à fadiga de materiais compósitos de matriz metálica (CMM) obtidos pela rota da metalurgia do pó, tendo como variáveis a fração volumétrica de reforços e o tipo de tratamento superficial mecânico utilizado. Foram obtidos materiais compósitos com matriz de alumínio AA 1100 reforçados com partículas de carboneto de silício (SiC) nas frações volumétricas de 5, 10 e 15%. Uma quantidade de material de controle, constituído unicamente pelo material da matriz também foi produzida para fins de comparação. Os materiais obtidos foram caracterizados física, mecânica e microestruturalmente. Os resultados mostraram, de maneira geral, uma distribuição homogênea das partículas de reforço e melhoria do limite de resistência dos compósitos com relação ao material de controle. Entretanto, alguns defeitos como porosidades e veios de alumínio puro foram detectados esporadicamente. Em outra etapa, foram realizados ensaios de fadiga do tipo axial nos materiais em modo tensão-tensão, com razão de tensões R = 0,1 e frequência de 15 Hz. Os tipos de tratamentos superficiais utilizados na confecção dos corpos de prova de fadiga foram: usinagem e jateamento. As variáveis de usinagem foram: taxa de avanço e tipo de ferramenta. Os materiais jateados não apresentaram melhorias significativas de vida à fadiga com relação ao material de controle. Os usinados grosseiramente apresentaram a pior vida em fadiga e as marcas de usinagem, nestes casos, funcionaram como fortes concentradores de tensão. Os reforçados com 5% de SiC, diferentemente daqueles reforçados com 10 e 15%, apresentaram vida à fadiga inferior à do material de controle, ou por causa do menor limite de escoamento ou devido à menor fração volumétrica de reforços. Os materiais usinados com metal duro (MD) não apresentaram diferenças de vida à fadiga com relação aos usinados com PCD, provavelmente devido à classe do metal duro utilizado. Os materiais reforçados com 5% de SiC e jateados apresentaram resultados de fadiga com os maiores desvios padrões. Os materiais reforçados com 5% de SiC apresentaram as menores sensibilidades à fadiga com a variação da carga.