DALTON GIOVANNI NOGUEIRA DA SILVA

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Artigo IPEN-doc 27794
    Non-destructive analysis in the study of historical photographs by pXRF and ATR-FTIR spectroscopies
    2021 - ZAMBONI, CIBELE B.; REDÍGOLO, MARCELO M.; MIURA, VINICIUS T.; COSTA, ISOLDA; NAGAI, MARIA L.E.; SALVADOR, PABLO A.V.; SILVA, DALTON G.N. da
    Material characterization is essential to the provenance of graphic arts. Non-destructive analytical techniques are increasingly required in the authentication process of cultural heritage. This work presents a suite of portable, non-destructive, and complementary analytical techniques, energy dispersive x-ray fluorescence (EDXRF), Fourier transform infrared (FTIR) spectroscopies, and brightfield microscopy, applied to the analysis of historical photographs depicting São Paulo city architecture, whose registration date and process of fabrication are unknown. The EDXRF analysis emphasizes the use of typical POP (printing-out paper) photograph with baryta (BaSO4) coated paper substrate while the FTIR and microscopy analyses confirm the presence of collodion and a gelatin-based baryta layer. This photographic process was widely employed by professional photographers from 1889 to 1930, when it was gradually abandoned in commercial use. This time interval (1889–1930) is consistent with the information surveyed on the photographic collection. In conclusion, employing complementary techniques (elemental and molecular spectroscopies and image magnification) is essential in identifying the manufacturing materials of cultural heritage material, which is the basis of contemporary authentication procedures. These data provide to curators and historians fundamental information for cataloging, adding subsidies for the correct storage and preservation (“heritage appreciation”). Still, for professional photographers, they present information on the manufacturing processes of historical photographs. The data from the present study also emphasize its perspective of use in graphic arts to aid connoisseurship in identifying forgeries during provenance and authentication studies.
  • Resumo IPEN-doc 26794
    Identificação de processos fotográficos utilizando a técnica de FRX
    2019 - ZAMBONI, CIBELE B.; GIOVANNI, DALTON N.S.; MIURA, VINICIUS T.; GOMEZ, MONICA R.
    O conhecimento da composição elementar de artes gráficas é de grande interesse para investigações de caráter histórico-artístico na medida em que possibilita identificar o processo de produção, a época de sua manufatura e, em alguns casos, sua procedência. Nos últimos anos, no Brasil, essas investigações têm adquirido relevância e estão sendo empregadas em acervos fotográficos pertencentes a museus, galerias de artes e a colecionadores particulares. As primeiras fotos tomadas em solo brasileiro datam de 1840 época da daguerreotipia. Desde então, com seu aperfeiçoamento, a fotografia tomou lugar de relevância cultural e viabilizou a geração de acervos particulares, sendo que muitos necessitam de devida caracterização, afim de situar o “objeto” dentro do contexto de sua própria época, além de agregar informações que auxiliem sua conservação e preservação. Atualmente a peritagem de obra de arte está crescendo no Brasil, em decorrência, estas informações podem agregar também valor econômico às produções gráficas. No presente estudo, o material de estudo compõe duas coleções fotográficas: uma com foco na arquitetura paulistana, e outra retratando personalidades do meio artístico. São acervos particulares cuja data e o processo de produção não são conhecidos. As análises de Fluorescência de Raios X por Dispersão de Energia (FRXDE) foram realizadas Laboratório de Espectroscopia e Espectrometria das Radiações (IPEN/CNEN-SP, Brasil), utilizando espectrômetro portátil de FRX da Amptek® com alvos de prata (Ag) e ouro (Au). Este instrumental é constituído por um detector de Silício Drift XR-100SDD (25 mm2 x 500 μm) com janela de Berílio (12,5 μm), acoplado a um pré-amplificador, um processador de pulso digital e multicanal. A condição de excitação foi estabelecida por 5 μA e 30 kV com tempo de contagem de 120 s. A análise elementar da coleção referente à arquitetura paulistana evidenciou o uso papeis com revestimento barita, muito utilizado por fotógrafos profissionais e amadores entre 1889-1930, evidenciam que essas fotos foram registradas entre o fim do século XIX e início do século XX. No que diz respeito ao acervo dos retratos, foi identificado o processo de cianotipia, evidenciado pela coloração azul das fotos (devido ao emprego sais de ferro como substância fotossensível), muito popular nas últimas décadas do século XIX [1,2]. Os resultados disponibilizados pela técnica de FRXDE permitiram situar a época e os processos fotográficos empregados. Essas informações contribuem para valorização desses acervos além de fornecer subsídios para o correto armazenamento e preservação.
  • Artigo IPEN-doc 26322
    Sua foto é um documento histórico?
    2019 - MIURA, VINICIUS T.; ZAMBONI, CIBELE B.; GIOVANNI, DALTON N. S.; SANTOS, PAULA A.D.A. de S.; RIZZUTTO, MARCIA A.
    Neste estudo a técnica de Fluorescência de Raios X por Dispersão de Energia (FRXDE) foi utilizada para a investigação de uma coleção fotográfica “Palacetes de São Paulo”, constituída por 48 fotos, cuja data e processo de produção não são conhecidos. A coleção faz parte de um acervo particular e foi disponibilizada para as análises no Laboratório de Espectroscopia e Espectrometria das Radiações (IPEN/CNEN-SP). A presença majoritária de Ba, bem como a presença de S, Cl, Ca, Fe, Sr e Au (em menor teor) identificados pela técnica em todas as fotos, é coerente com processo de revelação que utiliza papel fotográfico com revestimento de Barita (BaSO4), viragem de Au (para preservação) e fixadores a base de cloretos (CaCl2 e FeCl3). Este papel fotográfico foi introduzido no mercado em 1894 e muito utilizado por fotógrafos profissionais e amadores até meados de 1930, quando deixou de ser comercialmente produzido. Esses resultados fornecem aos colecionadores / conservadores subsídios para o correto armazenamento e preservação. Ainda, para Historiadores e Curadores agregam conhecimento de relevância histórica aos acervos fotográficos e compõem informações fundamentais para museus (catalogação / registro), particularmente no que diz respeito `a arquitetura paulistana, ampliando seu conhecimento bem como para a realização de exposições. Para fotógrafos profissionais agregam conhecimento no âmbito técnico.