MARCELO FRANCIS MADUAR

Resumo

Doctorate (2010) and Master (2000) degrees in Nuclear Technology at São Paulo University, Physics Bachelorate at São Paulo University (1996) and Technologist in Data Processing at Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989). Experience in Experimental Physics, focusing on Experimental Methods and Instrumentation for Elementary Particles and Nuclear Physics. (Text obtained from the Currículo Lattes on November 16th 2021)


Doutorado (2010) e Mestrado (2000) em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo, Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1996) e graduação em Tecnologia Em Processamento de Dados pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989). Tecnologista senior do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleres (IPEN), órgão da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Gerente adjunto (desde julho/2018) do Serviço de Gestão de Radiometria Ambiental (SEGRA) do IPEN. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Métodos Experimentais e Instrumentação para Detectores de Radiação, atuando principalmente nos seguintes temas: espectrometria gama, radioatividade ambiental e aplicação de métodos computacionais na avaliação de espectros gama, em modelos de dispersão ambiental e em dose externa decorrente de radiação gama. Orientador de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Nuclear do IPEN - área de Aplicações (TNA) a partir de maio de 2019 e docente das disciplinas TNA5754, Radioatividade no meio ambiente e avaliação de impacto radiológico ambiental, e TNA5733, Tópicos Avançados de Medidas Nucleares. (Texto extraído do Currículo Lattes em 16 nov. 2021)

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Tese IPEN-doc 15367
    Desenvolvimento de um codigo computacional aberto de analise quantitativa para determinacao de radionuclideos por espectrometria gama com detectores semicondutores
    2010 - MADUAR, MARCELO F.
    A quantificação da atividade de radionuclídeos emissores de raios gama em amostras medidas por espectrometria gama com detectores HPGe depende da análise dos fotopicos presentes no espectro, especialmente da determinação exata das suas áreas líquidas. Tal análise é geralmente realizada com o auxílio de ferramentas de software proprietário. Este trabalho apresenta uma metodologia, descrição de algoritmos e um aplicativo de código aberto, denominado OpenGamma, para a busca e análise de fotopicos a fim de se obter seus parâmetros relevantes e as atividades dos radionuclídeos na amostra. A implementação computacional é distribuída sob licença aberta para o código principal e com o uso de pacotes de software aberto para o projeto da interface e para bibliotecas matemáticas. O procedimento para a busca de picos é realizado em três etapas. Primeiramente, executa-se uma pesquisa preliminar com o método da segunda diferença, que consiste na geração de um espectro derivado para a busca de picos candidatos. Na segunda etapa, calculam-se as larguras experimentais dos picos, dos quais escolhem-se aqueles bem formados e isolados para a obtenção da função de ajuste da largura vs. canal, por meio do método de Levenberg-Marquardt para ajustes não-lineares. Por fim, regiões do espectro com picos agrupados são delimitadas e novo ajuste não-linear é aplicado a cada região para a obtenção dos termos da linha de base e dos fotopicos. A partir destes termos, são calculadas as áreas líquidas dos picos. Para a determinação da atividade, curvas de calibração de eficiência previamente obtidas, bem como dados de transições gama dos radionuclídeos, são incorporadas ao código e aplicadas. O código foi escrito em linguagem C++ e a interface foi desenvolvida com a ferramenta Qt. Para as funções matemáticas e procedimentos de ajuste, foi usada a biblioteca científica GNU (GSL). A validação de código foi feita por meio da análise de: 1) espectros sintéticos de teste da AIEA, especialmente desenhados para a avaliação de desempenho de software; 2) espectros obtidos com amostras de exercícios de intercomparação e 3) espectros da rotina de trabalho do Laboratório de Radiometria Ambiental (LRA) do IPEN e analisados com o aplicativo comercial InterWinner. Os resultados obtidos são consistentes com os valores de referência e com aqueles obtidos pelo aplicativo citado, sugerindo que o código OpenGamma pode ser utilizado com segurança na espectrometria de raios gama de uso geral.