EDNEY DESCHAUER REJOWSKI
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DissertaĆ§Ć£o IPEN-doc 18252 CaracterizaĆ§Ć£o e desempenho de um filme de carbono amorfo hidrogenado tipo diamante (a-C-H) dopado com silĆcio, aplicado em camisa de cilindro de motor Ć combustĆ£o interna2012 - REJOWSKI, EDNEY D.Nas Ćŗltimas dĆ©cadas, questƵes sobre o controle de emissƵes em motores Ć combustĆ£o interna e sobre a reduĆ§Ć£o de consumo de combustĆvel vĆŖm sendo debatidas globalmente, com claros desdobramentos em especificaƧƵes de controles mais restritos, a fim de permitir a comercializaĆ§Ć£o de novos motores Ć combustĆ£o interna a consumidores mais exigentes, que presam pela qualidade de vida e meio ambiente. Mesmo com a introduĆ§Ć£o de novas tecnologias, os motores ainda apresentam uma grande perda da energia gerada por conta do atrito mecĆ¢nico. Com base neste contexto, os projetos dos novos motores visam uma melhor eficiĆŖncia tĆ©rmica e mecĆ¢nica, com auxĆlio de soluƧƵes de engenharia que possam beneficiar o desempenho dos motores, resultando em uma melhor queima do combustĆvel e menor atrito. Um dos contribuintes mais relevantes para o atrito num motor Ć© o sistema pistĆ£o-anel de pistĆ£o-camisa de cilindro que Ć© o foco de muitos trabalhos em busca da reduĆ§Ć£o das perdas por atrito. As propriedades dos filmes Ć base de carbono tipo diamante (Diamond-Like Carbon - DLC) sĆ£o bem conhecidas por apresentam alta resistĆŖncia ao desgaste e baixo coeficiente de atrito, tornando-se adequados para diferentes aplicaƧƵes tribolĆ³gicas. O presente trabalho discute a viabilidade tĆ©cnica de se aplicar um filme DLC amorfo hidrogenado, com gradiente de composiĆ§Ć£o quĆmica, sobre a superfĆcie interna brunida de camisas de cilindro para reduĆ§Ć£o do atrito. A metodologia aborda duas espessuras de filme: 2,5 e 12,5 Ī¼m, depositadas pelo processo de deposiĆ§Ć£o quĆmica em fase vapor assistida por plasma (PACVD), como alternativa para reduĆ§Ć£o do atrito do motor e, consequentemente, reduĆ§Ć£o no consumo especĆfico de combustĆvel, e ainda na reduĆ§Ć£o do desgaste dos anĆ©is de pistĆ£o e da superfĆcie de trabalho da camisa de cilindro. Comparando camisas de cilindro com mesma rugosidade na superfĆcie interna, denominadas camisas de referĆŖncia (sem revestimento interno) e camisas recobertas com filme DLC, testes de bancada com movimento recĆproco de contato mostraram reduĆ§Ć£o do coeficiente de atrito (COF) em atĆ© 19%. Testes de motor ciclo Otto e Diesel em banco de prova com dinamĆ“metro conferiram, respectivamente, uma reduĆ§Ć£o da pressĆ£o mĆ©dia efetiva de atrito (FMEP) do motor em atĆ© 12% e consumo especĆfico de combustĆvel (BSFC) em atĆ© 2,5% em rotaƧƵes de 1000 a 1400 rpm.Artigo IPEN-doc 17596 Application of DLC coating in cylinder liners for friction reduction2012 - REJOWSKI, EDNEY D.; MORDENTE, PAULO; PILLIS, MARINA F.; CASSERLY, TOM