CECILIA CHAVES GUEDES E SILVA

Resumo

Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1997), mestrado em Tecnologia Nuclear Aplicações pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (2000) e doutorado em Tecnologia Nuclear Materiais pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (2005). Atualmente é pesquisador do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: materiais cerâmicos, biomateriais e materiais nucleares. (Texto extraído do Currículo Lattes em 08 out. 2021)

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 9 de 9
  • Resumo IPEN-doc 31257
    Avaliação microestrutural e mecânica de cerâmicas de nitreto de silício para aplicações odontológicas
    2024 - SILVA, P.C.; LAZAR, D.R.; GUEDES-SILVA, C.C.; SANTOS, K.F.; CESAR, P.F.; CARVALHO, F.M.
    Cerâmicas de nitreto de silício têm se mostrado uma alternativa promissora para aplicações odontológicas em virtude de sua capacidade de osteointegração, excelentes propriedades mecânicas e tribológicas além da moderada radiolucência, que favorece a visualização do implante por todas as modalidades de imagem (raios X, ressonância magnética e tomografia computadorizada). Assim, o objetivo do presente trabalho é avaliar a microestrutura, propriedades mecânicas, translucidez e cor de cerâmicas de nitreto de silício contendo magnésia e sílica como aditivos de sinterização. As amostras foram obtidas pelo método da mistura de pós e sinterização convencional a 1800°C por 1 hora em atmosfera de nitrogênio. Foi observado o desenvolvimento de uma microestrutura formada por grãos alongados de beta nitreto de silício dispersos em uma fase amorfa secundária. Além disso, o material sinterizado atingiu resistência à compressão de 1453,92 MPa, grau de opacidade de aproximadamente 1,0 e parâmetro de cor de 1,47.
  • Resumo IPEN-doc 30905
    Síntese da fase MAX Ti2AlN e aplicação como suporte de catalisador para reação de eletrooxidação do etanol
    2024 - GUEDES-SILVA. C.C.; LAZAR, D.R.; FERREIRA, T.; BONIFACIO, R.N.; OTUBO, L.; LEAL NETO, R.N.; CARVALHO, F.M.; OLIVEIRA, A.
    Fases MAX são carbetos e nitretos em camadas com estrutura hexagonal e fórmula geral Mn+1AXn onde n = 1–3, M representa um metal de transição, A é um elemento do grupo 13-14 e X é carbono ou nitrogênio. Até o momento, há mais de 150 fases MAX, combinando importantes propriedades das cerâmicas e dos metais, tais como boa condutividade elétrica e térmica, alto módulo de elasticidade, resistência ao choque térmico e a ataque químico. Nesse trabalho, a fase MAX Ti2AlN foi sintetizada pela reação em alta temperatura dos pós de titânio, alumínio e nitreto de titânio, previamente misturados e conformados por prensagem uniaxial. Em seguida, foram incorporados estanho e platina no material sintetizado, visando a confecção de catalisadores para reação de eletro-oxidação do etanol. As técnicas de caracterização utilizada foram: difração de raios X, microscopia eletrônica de varredura com emissão de campo, voltametria e cronoamperometria. A fase Ti2AlN foi obtida com sucesso e os catalisadores (Pt/MAX e PtSn/MAX) apresentaram bom desempenho na reação de eletro-oxidação do etanol, comparativamente ao material estado da arte Pt/C.
  • Resumo IPEN-doc 30902
    Nitreto de titânio bidimensional (MXene, Ti2N)
    2024 - LAZAR, D.R.; FERREIRA, T.; OTUBO, A.; LEAL NETO, R.M.; CARVALHO, F.M.; GUEDES-SILVA, C.C.
    A família de materiais denominada MXene inclui carbetos, nitretos e carbonitretos bidimensionais com fórmula geral Mn+1Xn, onde M é um metal de transição, X é carbono e/ou nitrogênio e n variando de 1 a 4. Também estão presentes na superfície, grupos funcionais de íons oxigênio, flúor, cloro ou hidroxila. Esses materiais são promissores em uma grande variedade de aplicações como nas áreas de estocagem de energia e conservação do meio ambiente. Nesse trabalho, a fase Ti2N foi sintetizada a partir da fase MAX Ti2AlN previamente obtida pela reação em estado líquido/sólido dos pós de titânio, alumínio e nitreto de titânio moídos e prensados. Em seguida, os materiais foram submetidos a tratamento térmico com sal fundido e caracterizados por difração de raios X e microscopia eletrônica de varredura com emissão de campo. Os resultados mostraram que as fases Ti2AlN e Ti2N foram obtidas majoritariamente, indicando o sucesso dos métodos de síntese e de exfoliação utilizados.
  • Resumo IPEN-doc 30891
    Compósitos de nitreto de silício/wollastonita
    2024 - REIS, J.V.; CARVALHO, F.M.; LAZAR, D.R.; GUEDES-SILVA, C.C.
    Nitreto de silício é uma biocerâmica com grande potencial para aplicações na ortopedia devido às suas elevadas propriedades mecânicas e biocompatibilidade. Uma forma de acelerar o processo de osteointegração dessas cerâmicas durante a implantação é pela introdução de materiais contendo cálcio. Dessa forma, esse trabalho visa avaliar a densificação e microestrutura de cerâmicas de nitreto de silício contendo adições de wollastonita (CaSiO3), que também é uma alternativa para a redução do modulo de elasticidade do material final. Composições de nitreto de silício com concentrações entre 5 e 30 % em massa de CaSiO? foram moídas, prensadas e sinterizadas a 1800?°C por 1 hora em atmosfera controlada de nitrogênio. Após a sinterização, as amostras foram caracterizadas pelo método de Arquimedes, microscopia eletrônica de varredura e difração de raios X. As amostras sinterizadas apresentaram densidade de cerca 97 % da densidade teórica e desenvolveram uma microestrutura formada por grãos alongados de ?-Si3N4 contendo a fase wollastonita como fase cristalina secundária. Os resultados mostraram que maiores teores de wollastonita na composição inicial favorecem a sinterabilidade do material.
  • Resumo IPEN-doc 30890
    Cerâmicas de nitreto de silício
    2024 - SILVA, P.C.; LAZAR, D.R.; GUEDES-SILVA, C.C.; CARVALHO, F.M.; CESAR, P.F.; SANTOS, K.F.
    Cerâmicas de nitreto de silício têm despertado interesse para aplicações odontológicas, devido a suas excelentes propriedades mecânicas, comprovada osteointegração e capacidade bacteriostática. No entanto, fatores como impurezas e características físicas dos materiais de partida, além do tipo e quantidade de aditivos de sinterização utilizados, podem influenciar no desempenho dessas cerâmicas. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo avaliar a influência da adição de diferentes óxidos (SiO2, MgO, CaO e SrO) na densificação, microestrutura, propriedades mecânicas, translucidez e cor de cerâmicas de nitreto de silício visando sua aplicação na odontologia. Para tanto, composições contendo ?-Si3N4 e 15, 10 e 5 % em massa da combinação de aditivos foram preparadas pelo método da mistura de pós e sinterização sem pressão a 1800 °C por 1 hora em atmosfera controlada de nitrogênio. As amostras atingiram total transformação ?/?-Si3N4 e dureza de até 11 GPa, sendo que os melhores resultados foram encontrados para as composições contendo adições combinadas de SiO2 e SrO. Com relação às propriedades ópticas, observou-se que todas as amostras apresentaram o mesmo grau de opacidade (razão de contraste aproximadamente igual a 1,0) e valores de parâmetro de diferença de cor entre 0,13 e 1,47.
  • Artigo IPEN-doc 30825
    Exfoliation of titanium nitride using a non-thermal plasma process
    2024 - ZAMBIAZI, PRISCILA J.; LAZAR, DOLORES R.R.; OTUBO, LARISSA; SOUZA, RODRIGO F.B. de; OLIVEIRA NETO, ALMIR; GUEDES-SLVA, CECILIA C.
    In this study, we present a novel approach for the exfoliation of titanium nitride (TiN) powders utilizing a rapid, facile, and environmentally friendly non-thermal plasma method. This method involves the use of an electric arc and nitrogen as the ambient gas at room temperature to generate ionized particles. These ionized species interact with the ceramic crystal of TiN, resulting in a pronounced structural expansion. The exfoliated TiN products were comprehensively characterized using transmission electron microscopy, X-ray diffraction, and Raman spectroscopy. Remarkably, the cubic crystal structure of TiN was effectively retained, while the (200) crystal plane d-spacing increased from 2.08 to 3.09 Å, accompanied by a reduction in crystallite size and alterations in Raman vibrational modes. Collectively, these findings provide compelling evidence for the successful exfoliation of TiN structures using our innovative non-thermal plasma method, opening up exciting possibilities for advanced material applications.
  • Artigo IPEN-doc 29888
    Study on the attack of molten silicates on Plasma-Sprayed thermal barrier coatings
    2023 - MARTINS, ROBERTO F.; FRIEHE, KARL; SILVA, CECILIA C.G. e; LAZAR, DOLORES R.R.; COUTO, ANTONIO A.; LIMA, CARLOS R.C.
    Thermal barrier coating (TBC) revolutionized the industry by allowing higher operating temperatures for equipment, such as gas turbines in the aeronautical industry. However, at high temperatures, the TBC is exposed to the attack of molten silicates, known as CMAS (Calcium-Magnesium-Alumino-Silicate), which are particles from the environment that infiltrate the TBC, causing delamination. In this study, samples coated with TBC by thermal spray and covered with CMAS were evaluated at temperatures of 1200˚C and 1250˚C. For each temperature, exposure times of 1 h and 5 h were used. Samples with longer exposure time had a considerable volume increase. The main contribution of this work was to demonstrate the non-wettability of the CMAS, even in the 5-h heat treatments, which prevented its infiltration in the deeper regions. The conditions to guarantee the formation of the silicate and its consequent wettability are also discussed.
  • Resumo IPEN-doc 29388
    Estudo sobre o ataque dos silicatos fundidos (CMAS) aos revestimentos para barreira térmica (TBCs) em variadas temperaturas de serviço
    2022 - MARTINS, R.F.; FRIEHE, K.; MONCAO, F.D.; GAUDENCIO, C.B.; GUEDES-SILVA, C.C.; LAZAR, D.R.; COUTO, A.A.; LIMA, C.R.
    Nas últimas décadas, as turbinas a gás do segmento aeronáutico experimentaram um ganho de eficiência em sua operação devido à possibilidade de aumentar a temperatura máxima no gás do aerofólio. Dentre os motivos que permitiram esse avanço, está o advento dos Revestimentos para Barreira Térmica, ou TBC (Thermal Barrier Coatings). Um sistema TBC típico consiste na introdução de duas camadas de revestimento, uma de ligação e outra isolante térmica, entre os gases quentes da fonte de calor e o componente metálico da turbina a ser revestido, geralmente uma superliga a base de níquel. A capacidade de isolação térmica proporcionada por um sistema TBC é inquestionável; entretanto, desafios relacionados à vida útil dos TBCs e a sua adesão com o substrato metálico têm levado à diversas pesquisas sobre o tema ao redor do mundo. Dentre os desafios nos últimos anos, os pesquisadores têm se voltado para o estudo do ataque ao TBC promovido pelos silicatos fundidos, também conhecidos como CMAS (Calcium-Magnesium- Alumino-Silicate), que são partículas provenientes do ambiente que penetram na estrutura do TBC quando o componente está operando em temperaturas elevadas, danificando o revestimento. Desta maneira, faz-se necessário um melhor entendimento sobre as temperaturas de operação em que o TBC é agredido pelo ataque do CMAS e como isso ocorre. Neste artigo, amostras de TBC cobertas com uma mistura típica de CMAS passaram por tratamentos isotérmicos em diferentes temperaturas. As análises por MEV e EDS permitiram verificar em qual temperatura o CMAS foi mais prejudicial ao revestimento após o ensaio com temperatura isotérmica. A molhabilidade do CMAS com a superfície do TBC também foi avaliada e os resultados são discutidos.
  • Livro IPEN-doc 26714
    O IPEN e a saúde
    2019 - LINARDI, MARCELO; NETTO, ANA P.F.A.; LUGAO, ADEMAR B.; FREITAS, ANDERSON Z. de; CARBONARI, ARTUR W.; ZEITUNI, CARLOS A.; SOARES, CARLOS R.J.; SILVA, CECILIA C.G. e; ZAMBONI, CIBELE B.; PERONI, CIBELE N.; VIEIRA, DANIEL P.; ANDRADE, DELVONEI A. de; ZEZELL, DENISE M.; LAZAR, DOLORES R.R.; PARRA, DUCLERC F.; MOREIRA, EDSON G.; LANDULFO, EDUARDO; FONSECA, EDVALDO R.P. da; PERINI, EFRAIN A.; ARAUJO, ELAINE B. de; MUCCILLO, ELIANA N. dos S.; CARVALHO, ELITA F.U. de; BERNARDES, EMERSON S.; MOURA, ESPERIDIANA A.B. de; SILVA, FABIANA M. da; MOREIRA, FERNANDO J.F.; SILVA, FLAVIA R. de O.; GENEZINI, FREDERICO A.; ALVES, GLAUCIE J.; YORIYAZ, HELIO; COSTA, ISOLDA; MENGATTI, JAIR; ROSSI, JESUALDO L.; OLIVEIRA, JOAO E. de; SARKIS, JORGE E. de S.; PERROTTA, JOSE A.; ROGERO, JOSE R.; SHORTO, JULIAN M.B.; SILVA, LEONARDO G. de A. e; MOLNARY, LESLIE de; RODRIGUES, LETICIA L.C.; DIAS, LIGIA E.M.F.; CALDAS, LINDA V.E.; POZZO, LORENA; GENOVA, LUIS A.; MATSUDA, MARGARETH M.N.; HAMADA, MARGARIDA M.; FELINTO, MARIA C.F. da C.; POTIENS, MARIA da P.A.; ROSTELATO, MARIA E.C.M.; MARUMO, MARIA H.B.; VASCONCELLOS, MARINA B.A.; RIBEIRO, MARTHA S.; COTRIM, MARYCEL E.B.; NEVES, MAURICIO D.M. das; MORALLES, MAURICIO; DIAS, MAURO da S.; IGAMI, MERY P.Z.; DURAZZO, MICHELANGELO; SUZUKI, MIRIAM F.; SAIKI, MITIKO; MATHOR, MONICA B.; VIEIRA JUNIOR, NILSON D.; BARTOLINI, PAOLO; SPENCER, PATRICK J.; SILVA, PAULO S.C. da; AFFONSO, REGINA; CARNEIRO, REGINA C.G.; ROGERO, SIZUE O.; SAKATA, SOLANGE K.; CASTANHO, SONIA R.H. de M.; MAIHARA, VERA A.; ROSSI, WAGNER de; CALVO, WILSON A.P.; KODAMA, YASKO