Estudo de pressupostos tecnologicos e cognitivos para aperfeicoamento de laboratorios virtuais e ambientes colaborativos virtuais para radiofarmacia
Carregando...
Data
Data de publicação
Autores IPEN
Orientador
Joao Alberto Osso Junior
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Resumo
Neste trabalho foram estudadas características gerais de laboratórios virtuais e de ambientes colaborativos virtuais (que formam um ambiente LV/CVE), tanto em seus aspectos tecnológicos quanto com referência ao perfil cognitivo dos profissionais que os utilizam. Em seguida, estudou-se detalhadamente um ambiente LV/CVE o VirRAD, que foi criado para capacitar profissionais de radiofarmácia, e estudou-se os aspectos cognitivos de seus usuários, analisados sob as perspectivas de duas teorias cognitivas de repercussão mundial: inteligências múltiplas, de Howard Gardner, e mindful learning, de Ellen Langer. As conclusões obtidas nesses estudos orientaram a proposição de aperfeiçoamentos ao LV/CVE focalizado, que foram incorporadas a um protótipo de aplicativo baseado no VirRAD, cujas telas são apresentadas ao final deste trabalho, sendo que essas conclusões também são aplicáveis a qualquer ambiente LV/CVE.
Como referenciar
MELO, ROBERTO C. de. Estudo de pressupostos tecnologicos e cognitivos para aperfeicoamento de laboratorios virtuais e ambientes colaborativos virtuais para radiofarmacia. Orientador: Joao Alberto Osso Junior. 2009. 165 f. Tese (Doutoramento) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, Sao Paulo. DOI: 10.11606/T.85.2009.tde-29102009-093637. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/9412. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.