Uso do Kahoot! como ferramenta avaliativa em um ambiente interdisciplinar e remoto

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2021
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CONGRESSO NACIONAL DE ENSINO CIENTIFICO, 2.
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Resumo
O presente estudo visa apresentar as primeiras impressões observadas após o uso da plataforma on-line Kahoot! como ferramenta avaliativa do processo de aprendizagem ativa da disciplina IPN 0034 – Fundamentos dos Nanomateriais, integrante do conjunto de disciplinas optativas da graduação disponibilizadas no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). O curso baseia-se na fundamentação de conceitos aplicados ao estudo de nanomateriais, tais como síntese, caracterização e aplicação dessa tecnologia no âmbito científico e industrial. No ano atual, a disciplina, que ainda está em curso, é ministrada por quatro professores e quatro monitores do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), com 48 alunos dos seguintes cursos: Bacharelado em Biotecnologia (19%), Engenharia Química (19%), Química (17%), bacharelado em Física Médica (4%), além de alunos de outras Engenharias, Odontologia e Ciências Contábeis. Neste contexto, foram previamente selecionadas, dentro do plano da disciplina, a inserção de ferramentas e estratégias educacionais que buscam promover um aprendizado ativo. A heterogeneidade do público-alvo atribui ao curso um caráter multidisciplinar, além de motivar a atual necessidade de aprimorar a interação professor-aluno em um ambiente remoto. A título de exemplo, a disciplina em estudo propõem o uso de ferramentas como Kahoot! Mentimeter , uso de mapas conceituais e apresentações de posters na plataforma on-line Wonder . Entre as vantagens da plataforma Kahoot!, destaca-se a obtenção do desempenho imediato dos alunos. O questionário foi desenvolvido com questões de múltipla escolha, sendo apenas uma das alternativas correta, sendo aplicado ao término de cada aula, pelos monitores da disciplina. A hipótese que está sendo avaliada, após a execução de cinco aulas, refere-se à observação de que, ao disponibilizar material para consulta/estudo, antes da aula, os alunos tiveram um maior/melhor desempenho no Kahoot! As evidências obtidas até o momento indicam que em aulas que foram apresentadas questões referentes ao conteúdo pré-aula, cerca de 74% a 96% das questões foram respondidas corretamente. Porém, nas aulas sem material prévio, o máximo de acertos foi de 48%. Esses dados consideram a participação de 48 a 44 alunos, sem considerar o tempo para resposta das questões, mas apenas o que foi pontuado como certo e errado. Essa distinção de desempenho aponta para a importância do aluno estudar ou ter um contato prévio com o conteúdo que será dado em sala. Destaca-se que a investigação da efetividade de uma ferramenta no decorrer do curso permite ao professor aprimorar ou, até mesmo, rever suas escolhas didáticas propostas no plano de aula, o qual não deve ser engessado, mas sim dinâmico, em resposta ao grupo de alunos e suas particularidades. Portanto, é possível identificar que a aplicação de material pré-sala e o uso do Kahoot! está permitindo avaliar de forma efetiva o desempenho dos alunos, oferecendo indicadores para avaliar também as práticas do professor na disciplina em questão.

Como referenciar
JACOVONE, RAYNARA M.S.; JESUS, JULIANA M.S. de; SAKATA, SOLANGE K.; RICARDO, ELIO C. Uso do Kahoot! como ferramenta avaliativa em um ambiente interdisciplinar e remoto: primeiras impressões. In: CARMO, CAROLINA (ed.); RANGEL, FERNANDA (ed.); RIBEIRO, RAPHAEL de A. (ed.); QUARTO, LUCAS C. (ed.); SOUZA, THAIS C. de (ed.). In: CONGRESSO NACIONAL DE ENSINO CIENTIFICO, 2., 15-18 de julho, 2021, Online. Resumo... Macaé, RJ: Congresse.Me, 2021. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/32680. Acesso em: 15 Mar 2025.
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