Uso do Kahoot! como ferramenta avaliativa em um ambiente interdisciplinar e remoto
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Data de publicação:
2021
Autores IPEN
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CONGRESSO NACIONAL DE ENSINO CIENTIFICO, 2.
Resumo
O presente estudo visa apresentar as primeiras impressões observadas
após o uso da plataforma on-line Kahoot! como ferramenta avaliativa do
processo de aprendizagem ativa da disciplina IPN 0034 – Fundamentos
dos Nanomateriais, integrante do conjunto de disciplinas optativas da
graduação disponibilizadas no Instituto de Pesquisas Energéticas e
Nucleares (IPEN). O curso baseia-se na fundamentação de conceitos
aplicados ao estudo de nanomateriais, tais como síntese, caracterização e
aplicação dessa tecnologia no âmbito científico e industrial. No ano atual,
a disciplina, que ainda está em curso, é ministrada por quatro professores
e quatro monitores do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE),
com 48 alunos dos seguintes cursos: Bacharelado em Biotecnologia
(19%), Engenharia Química (19%), Química (17%), bacharelado em Física
Médica (4%), além de alunos de outras Engenharias, Odontologia e
Ciências Contábeis. Neste contexto, foram previamente selecionadas,
dentro do plano da disciplina, a inserção de ferramentas e estratégias
educacionais que buscam promover um aprendizado ativo. A
heterogeneidade do público-alvo atribui ao curso um caráter
multidisciplinar, além de motivar a atual necessidade de aprimorar a
interação professor-aluno em um ambiente remoto. A título de exemplo, a
disciplina em estudo propõem o uso de ferramentas como Kahoot!
Mentimeter , uso de mapas conceituais e apresentações de posters na
plataforma on-line Wonder . Entre as vantagens da plataforma Kahoot!,
destaca-se a obtenção do desempenho imediato dos alunos. O
questionário foi desenvolvido com questões de múltipla escolha, sendo
apenas uma das alternativas correta, sendo aplicado ao término de cada
aula, pelos monitores da disciplina. A hipótese que está sendo avaliada,
após a execução de cinco aulas, refere-se à observação de que, ao
disponibilizar material para consulta/estudo, antes da aula, os alunos
tiveram um maior/melhor desempenho no Kahoot! As evidências obtidas
até o momento indicam que em aulas que foram apresentadas questões referentes ao conteúdo pré-aula, cerca de 74% a 96% das questões foram
respondidas corretamente. Porém, nas aulas sem material prévio, o
máximo de acertos foi de 48%. Esses dados consideram a participação de
48 a 44 alunos, sem considerar o tempo para resposta das questões, mas
apenas o que foi pontuado como certo e errado. Essa distinção de
desempenho aponta para a importância do aluno estudar ou ter um
contato prévio com o conteúdo que será dado em sala. Destaca-se que a
investigação da efetividade de uma ferramenta no decorrer do curso
permite ao professor aprimorar ou, até mesmo, rever suas escolhas
didáticas propostas no plano de aula, o qual não deve ser engessado, mas
sim dinâmico, em resposta ao grupo de alunos e suas particularidades.
Portanto, é possível identificar que a aplicação de material pré-sala e o
uso do Kahoot! está permitindo avaliar de forma efetiva o desempenho
dos alunos, oferecendo indicadores para avaliar também as práticas do
professor na disciplina em questão.
Como referenciar
JACOVONE, RAYNARA M.S.; JESUS, JULIANA M.S. de; SAKATA, SOLANGE K.; RICARDO, ELIO C. Uso do Kahoot! como ferramenta avaliativa em um ambiente interdisciplinar e remoto: primeiras impressões. In: CARMO, CAROLINA (ed.); RANGEL, FERNANDA (ed.); RIBEIRO, RAPHAEL de A. (ed.); QUARTO, LUCAS C. (ed.); SOUZA, THAIS C. de (ed.). In: CONGRESSO NACIONAL DE ENSINO CIENTIFICO, 2., 15-18 de julho, 2021, Online. Resumo... Macaé, RJ: Congresse.Me, 2021. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/32680. Acesso em: 15 Mar 2025.
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