Modelagem de ferramentas avaliativas de profissionais atuantes em pesquisa científica
Carregando...
Data
Data de publicação
Autores IPEN
Orientador
Delvonei Alves de Andrade
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Resumo
Várias metodologias buscam conhecer e medir o desempenho dos indivíduos na organização, estabelecendo uma comparação entre o comportamento esperado e o apresentado por esses indivíduos. Este trabalho tem o propósito de desenvolver um método que integre a avaliação de desempenho de modo objetivo, fatores motivacionais, o planejamento estratégico das instituições de P&D e os critérios de avaliação do CNPq. A partir da revisão bibliográfica, aplicações práticas, e indicadores de produtividade acadêmica, chegou-se ao modelo proposto, com o qual se almeja contribuir para a melhoria das instituições de P&D. O modelo é flexível, pois permite avaliar a produção acadêmica na área de serviço, ensino, produção e desenvolvimento, podendo ser aplicado/adaptado em qualquer área do conhecimento. Com base em uma análise quantitativa e qualitativa dos dados obtidos, conclui-se que a metodologia multidimensional de avaliação de desempenho pode por meio de indicadores, de forma objetiva, avaliar a produção acadêmica de pesquisadores e tecnologistas científicos.
Como referenciar
GIMENES, CELSO H. Modelagem de ferramentas avaliativas de profissionais atuantes em pesquisa científica. Orientador: Delvonei Alves de Andrade. 2015. 194 f. Tese (Doutorado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/T.85.2015.tde-27102015-100313. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/25197. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.