Avaliacao dos criterios de qualidade de imagem e estudo das doses em um departamento de mamografia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Gian Maria Agostino Angelo Sordi

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Os critérios de qualidade de imagem mamógrafica publicados pela European Commission foram implementados em três mamógrafos de um mesmo departamento de radiologia de um hospital na cidade de São Paulo. Dentre os mamógrafos dois apresentam o sistema tela-filme e um deles apresenta o sistema digital indireto. Durante o período de coleta de dados, foi observada a necessidade de realizar um estudo sobre índice de rejeição de imagem em cada mamógrafo. Portanto, este estudo foi realizado e, em seguida, foram feitas comparações, entre os mamógrafos, do índice de rejeição de imagem e da porcentagem de imagens que atendiam a cada critério de qualidade de imagem. Paralelamente a esses estudos, foi realizado o estudo das doses na entrada da pele e glandular média. Essas doses foram estimadas, baseando-se em diferentes metodologias apresentadas por diferentes grupos de estudiosos, para todas as combinações anodo-filtro apresentadas pelo equipamento. Para estimar a dose na entrada da pele pelo método publicado no guia da ANVISA e a dose glandular média pelo método de Wu, foi desenvolvido um manequim no formato bem próximo ao de uma mama, em diferentes espessuras de PMMA. Por fim, associou-se a qualidade da imagem com a dose recebida pela paciente. O equipamento digital apresentou melhores resultados na avaliação dos critérios de qualidade, menor índice de rejeição de imagem e menores valores de dose glandular média e na entrada da pele em todos os métodos estudados. Porém não é suficiente, pois não atende às pacientes que possuem mamas grandes.

Como referenciar
ALCANTARA, MARCELA C. Avaliacao dos criterios de qualidade de imagem e estudo das doses em um departamento de mamografia. Orientador: Gian Maria Agostino Angelo Sordi. 2009. 123 f. Dissertacao (Mestrado) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, Sao Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2009.tde-23092011-160708. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/9470. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções