Avaliação do zinco plasmático nos pacientes idosos no Hospital Regional de Araguaína, Tocantins
Carregando...
Data
Data de publicação
Autores IPEN
Orientador
Maria Aparecida Faustino Pires
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Resumo
Zinco é um importante micronutriente, participa de várias enzimas e tem papel fundamental na atividade imunológica. Com o objetivo de avaliar a deficiência de zinco nos idosos foi dosado o zinco plasmático em 88 pacientes com mais de 65 anos admitidos na Emergência do Hospital Regional de Araguaina, TO. Foram analisados: raça, gênero, medidas antropométricas, dosagem da hemoglobina, albumina, contagem de linfócitos, dosagem da proteína C reativa e tempo de permanência. Os resultados sugerem que ocorre deficiência de zinco mais acentuada no sexo feminino e que pacientes com deficiência de zinco também apresentam menores valores de índice de massa corpórea (IMC), hemoglobina, albumina e contagem de linfócitos. Não se observou maior incidência de infecção no grupo com deficiência de zinco, porém o grupo apresentou maior tempo de permanência hospitalar.
Como referenciar
CASTRO, LUIS F.D. e. Avaliação do zinco plasmático nos pacientes idosos no Hospital Regional de Araguaína, Tocantins. Orientador: Maria Aparecida Faustino Pires. 2011. 73 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2011.tde-04082011-093136. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/9986. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.