Reforma do etanol para obtenção do hidrogênio utilizando catalisadores de CoCeCu/ZRO2-Y2O3

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2022

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 24.
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Os catalisadores sintetizados neste trabalho foram preparados por complexação metal–quitosana ancoradas em sais de Cobalto, Cobre e Cério com diferentes massas sólidas dos metais de transição na forma de microesferas. Os denominados metais ativos foram suportados em solução de zircônio-ítrio e calcinados a 600 oC. Foram caracterizados por Difração de Raios –X (DRX), Espectrometria Dispersiva de Raios-X (EDS), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Microscopia Eletrônica de Transmissão (TEM), Temperatura Programada de Redução (TPR), Analise Termogravimétrica (TG). Os métodos de confecção catalítica foram comparados e avaliados através da reforma a vapor de etanol utilizando um reator tubular de quartzo de leito fixo (5 mm de diâmetro interno) acondicionado com 100 mg de catalisador colocado em um forno vertical sob pressão atmosférica. Foram tratados termicamente a 500 °C, durante 1 h com uma taxa de fluxo do H2 de 30 mL min-1. Água e etanol com relação molar de 1:3 e alimentados e reator usando um sistema com dois aparelhos saturadores com N2 como gás de transporte com fluxo de 20 mL.min- 1. Os reagentes e os produtos foram analisados por um Cromatógrafo a gás (Agilent 7890A).

Como referenciar
FERREIRA, JOAO C.; BERGAMASCHI, V.S.; ARCANJO, G.d.; MORAES, T.S. Reforma do etanol para obtenção do hidrogênio utilizando catalisadores de CoCeCu/ZRO2-Y2O3. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 24., 6-10 de novembro, 2022, Águas de Lindóia, SP. Resumo... Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/33756. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento