Estudo do comportamento mecânico em fadiga da LIGA Al-Mg-Si 6005A solubilizada e envelhecida
Carregando...
Data
Data de publicação
2016
Autores IPEN
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 22.
Resumo
A crescente utilização do alumínio em substituição dos demais materiais ocorre devido à sua resistência à corrosão e elevada razão resistência/peso. Dentre as ligas de alumínio tratáveis, as da série 6XXX são as que podem ser mais facilmente extrudadas e menos sensíveis ao resfriamento rápido, permitindo utilização mais complexa. A liga 6005A apresenta média resistência mecânica com pequenas adições de Mg e Si. A liga foi solubilizada e envelhecida artificialmente nas temperaturas de 545 e 560°C por 30 min e resfriamento em água e depois envelhecida nas temperaturas de 175 e 185°C e tempos entre 0,5 h e 24 h. Após a realização dos tratamentos, foi verificada a dureza em HRF, com melhor incremento de 33,8%, nas temperaturas de solubilização e envelhecido de 545°C/30min e 185°C/4h, respectivamente. A micrografia evidenciou microestrutura de grãos alongados nas extremidades e equiaxiais no centro. O ensaio de tração apresentou limite escoamento de 257,3MPa e limite resistência de 279,2MPa. Por meio do MEV foi possível verificar fratura dúctil com a presença de precipitados no interior das microcavidades. O estudo de fadiga da liga foi realizado em uma máquina fadiga flexo-rotativa de ciclo reverso tensão-compressão e apresentou curva típica S-N de materiais não ferrosos. As superfícies de fratura dos corpos com cargas variadas foram analisadas por meio de microscopia e apresentou características típicas de início e propagação de trincas e ruptura dúctil por sobrecarga mecânica.
Como referenciar
BONFITTO, G.B.B.; COUTO, A.A.; BORGES, A.A.C.; ARAUJO, M.C.; GONZALEZ, J. Estudo do comportamento mecânico em fadiga da LIGA Al-Mg-Si 6005A solubilizada e envelhecida. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 22., 06-10 de novembro, 2016, Natal, RN. Resumo... p. 6331. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/27280. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.