Gaseificação do bagaço de cana-de-açúcar

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

Exacta, São Paulo
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
A modelagem computacional da gaseificação de uma biomassa (bagaço de cana-de-açúcar) para obtenção de uma mistura gasosa rica em hidrogênio foi efetuada com o auxílio do software Aspen Plus®. O modelo construído apresentou média de 74,4% de acurácia – valor considerado satisfatório diante da complexidade do sistema, quando comparado com o resultado de suas simulações com valores reais. Tendo sido o modelo validado e conhecida sua acurácia, foram efetuadas simulações para análise de sensibilidade do sistema de gaseificação, para duas condições distintas de fluxo de alimentação da biomassa, vapor d’água e ar nos equipamentos, no intuito de buscar condições operacionais otimizadas. Pelos resultados dessas análises, observa-se um máximo de 9% em volume de H2, obtido para produtos gasosos em base seca, inferindo-se faixas de condições operacionais recomendáveis para gaseificação do sistema.

Como referenciar
CASTRO, ALFREDO J.A. de; CASSIANO, DOUGLAS A.; FERREIRA, NEWTON L. Gaseificação do bagaço de cana-de-açúcar: modelagem, análise e comparação com sistema real. Exacta, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 39-47, 2009. DOI: 10.5585/exacta.v7i1.956. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/4830. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções