Elaboração de um sistema de proteção física para fontes radioativas utilizadas nas práticas clínicas de radioterapia
Carregando...
Data
Data de publicação
Autores IPEN
Orientador
Carlos Alberto Zeituni
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Resumo
A utilização de materiais radioativos na prática clínica é empregada para tratamento ou melhoria da qualidade de vida de pacientes com doenças como o câncer, desde a descoberta da radioatividade. A remoção mal-intencionada e não autorizada destas fontes pode levar a consequências catastróficas e irremediáveis. Pensando na segurança destes materiais radioativos, a norma Comissão Nacional de Energia Nuclear 2.06 foi proposta em 2019, com prazo de adequação para as instalações brasileiras em relação aos requisitos de segurança física por ela definidos. Objetivo: Propor um modelo para a elaboração de sistema de proteção física para fontes de radiação, especialmente as utilizadas na técnica de braquiterapia, que contribua para melhoria da segurança de fontes e na adequação às normas vigentes dos serviços de radioterapia brasileiros. Materiais e Métodos: Um projeto conceitual de um Sistema de Proteção Física para fontes radioativas utilizadas em radioterapia foi elaborado utilizando a metodologia DEPO (Perfil do Processo de Projeto e Avaliação), considerando também as recomendações da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) e as exigências da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), em especial a normativa nuclear 2.06. Resultados: As sequências de eventos considerando diferentes caminhos até a fonte foram traçados e a partir deles os pontos críticos de detecção (PCD) foram determinados. As probabilidades de interrupção do sistema foram calculadas e avaliadas e então a eficácia do sistema pode ser estimada, apresentando valores entre 91% 99% considerando otimizações na estrutura do projeto de Proteção Física. Conclusões: Utilizando a metodologia proposta foi possível estruturar o projeto de um sistema de proteção física, delineando as áreas que segurança, os elementos de proteção física e os fluxos de adversários possíveis. Frente às ameaças postuladas, os objetivos de eficácia do SisPF para o projeto conceitual foram atingidos, após adequações do projeto. Medidas personalizadas dos elementos de proteção (detecção, retardo e resposta) para cada SisPF são necessárias para corroborar a robustez de um projeto de proteção física bem como o conhecimento real acerca das ameaças brasileiras às fontes radioativas.
Como referenciar
JUNGES, SAMIRA. Elaboração de um sistema de proteção física para fontes radioativas utilizadas nas práticas clínicas de radioterapia. Orientador: Carlos Alberto Zeituni. 2022. 85 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia das Radiações em Ciências da Saúde) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/33854. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.