Visita virtual ao reator nuclear de pesquisa IEA-R1

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Gaiane Sabundjian

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Diante de uma iminente crise mundial de combustíveis fósseis, preocupações com o meio ambiente e aumento crescente na demanda por energia, a expectativa de crescimento de reatores nucleares no mundo é algo que vem sendo cada vez mais considerado. Faz-se necessário então, a divulgação dessa tecnologia para que a sociedade e o meio estudantil possam receber informações corretas sobre os benefícios da tecnologia nuclear. Embora o Brasil tenha dois reatores de potência e quatro reatores de pesquisa espalhados pelo país, as visitas a essas instalações são praticamente inviáveis, por questões de distância e segurança. Pensando nisso, o uso de aplicativos utilizando a tecnologia de óculos de realidade virtual com auxílio de um smartphone, para a realização de uma visita virtual a instalações de reatores nucleares, poderá contribuir para a divulgação em escolas e para a comunidade em geral sobre os benefícios e uso pacífico da tecnologia nuclear. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma ferramenta de navegação amigável e educacional, por meio de realidade virtual, utilizando um par de óculos do tipo Google Cardboard, que permitirá a imersão do usuário nas instalações do reator de pesquisas IEA-R1 do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) em São Paulo. Para isso, utilizou-se as técnicas de documentação do mercado de desenvolvimento de jogos virtuais, bem como diversas ferramentas de modelagem 3D, texturização, iluminação, programação, Inteligência Artificial (IA), animação, tratamento de áudio, entre outros. Como resultado desta pesquisa foi obtido um aplicativo amigável que permite realizar uma visita virtual ao IEA-R1. Este trabalho poderá beneficiar educadores e alunos nos estudos relacionados a tecnologia nuclear ou na área de desenvolvimentos de jogos ou aplicativos na área da educação.

Como referenciar
SILVA, LEANDRO G. de M. e. Visita virtual ao reator nuclear de pesquisa IEA-R1. Orientador: Gaiane Sabundjian. 2023. 128 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2023.tde-05062023-162824. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/34144. Acesso em: 26 Mar 2026.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções