Evidência geoquímica de solos formados pela interação de guanos com rochas vulcânicas, Ilha Rata, Fernando de Noronha (PE)
Carregando...
Data
Data de publicação
Autores IPEN
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Revista do Instituto de Geociências - USP
Resumo
Os solos fosfáticos encontrados na porção norte da ilha Rata, no Arquipélago de Fernando de Noronha, foram formados pela reação do guano de aves marinhas com as rochas máficas intemperizadas da Formação Quixaba. Os minerais fosfáticos determinados no solo incluem a crandalita como o constituinte mais importante. A assinatura do guano preservada no solo é caracterizada por altos teores de Cu, Pb, Zn, As, U, e Sr. Por outro lado, a herança da assinatura geoquímica dos nefelina basaltos é demonstrada pelas concentrações anômalas de Ba, Nb, Ta, Cr, Hf, V e Zr nos solos e pela notável similaridade entre os padrões de ETR na rocha e nos solos.
Como referenciar
OLIVEIRA, SONIA M.B. de; PESSENDA, LUIZ C.R.; GOUVEIA, SUZY E.M.; FAVARO, DEBORAH I.T.; BABINSKI, MARLY. Evidência geoquímica de solos formados pela interação de guanos com rochas vulcânicas, Ilha Rata, Fernando de Noronha (PE). Revista do Instituto de Geociências - USP, v. 9, n. 3, p. 3-12, 2009. DOI: 10.5327/Z1519-874x2009000300001. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/4807. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.