Cultura celular tridimensional
Carregando...
Data
Data de publicação
Autores IPEN
Orientador
Daniel Perez Vieira
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Resumo
O câncer de próstata é o segundo maior incidente na população brasileira masculina, apesar da variedade de tratamento, os efeitos colaterais podem ter um impacto imensurável na qualidade de vida dos pacientes. O desenvolvimento de cultivo de células tridimensionais visa similar o mais próximo possível de um microambiente tumoral, como sua fisiologia e patologia. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento e padronização de cultura tridimensional, utilizando esferoides de células de adenocarcinoma de próstata (LnCap), através de técnica de levitação magnética. A mortalidade das células nos esferoides produzidos foi avaliada após irradiações em 0, 2 e 4 Gy (60Co), após 24, 48 e 72 horas e após tratamento com agentes quimioterápicos. As análises foram realizadas por microscopia de fluorescência, com incidências de luz branca, violeta e azul para viabilidade celular, além de ensaios de citotoxicidade por meio de espectofotometria à 490nm. Posteriormente os esferóides foram submetidos a avaliação por microscopia de fluorescência em equipamento automatizado. O estudo se mostrou eficaz e reprodutível, como alternativa viável para estudos in vitro de tumores de próstata.
Como referenciar
BEZERRA, CAMILA S. Cultura celular tridimensional: desenvolvimento de modelo in vitro de adenocarcinoma de próstata para avaliação de efeito quimioterápico e radioionizante. Orientador: Daniel Perez Vieira. 2022. 45 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia das Radiações em Ciências da Saúde) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. Disponível em: https://repositorio.ipen.br/handle/123456789/47858. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.