Estudo de identificação e caracterização das fases existentes no sistema U-Gd-O

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Humberto Gracher Riella

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Sabe-se que os óxidos de terras raras (TR) exibem notável solubilidade em combustíveis nucleares à base de UO2, por esse motivo, o sistema U-TR-O é muito útil para a indústria nuclear em diversas aplicações. Particularmente, o sistema U-TR-O a partir do gadolínio pode ser utilizado tanto como veneno queimável em reatores de água leve para controle de reatividade, quanto para material de sacrifício em reator rápido de sódio (em inglês SFR) para aumentar a segurança ou mesmo para produzir resíduos nucleares mais seguros. Estas aplicações dependem não somente de suas composições químicas, mas também da disposição dos átomos no composto, ou seja, sua estrutura cristalina. Como resultado de suas diversas combinações de parâmetros cristalinos, as propriedades desses compostos e seus produtos de interação são de interesse tanto na produção química de estado sólido e quanto na produção de combustíveis nucleares. No entanto, até hoje não existe total concordância sobre seu diagrama de fase em algumas composições, pois estudos anteriores não entraram num consenso quanto às fases cristalinas presentes e também não alcançaram um modelo que descrevesse bem sua estequiometria. Nesse contexto, o trabalho pode contribuir com o esclarecimento de quais fases existem na rota de preparação por coprecipitação, bem como sua caracterização estrutural. Sendo possível adquirir informações como a identificação e quantificação de fases, incluindo a presença de uma nova fase cúbica, obtenção dos parâmetros de cela, detecção e estimativa do grau de desordem, quantidade em mol das substituições atômicas entre U e Gd e em qual sítio cristalográfico elas ocorrem.

Como referenciar
DARIN FILHO, GASPAR. Estudo de identificação e caracterização das fases existentes no sistema U-Gd-O. Orientador: Humberto Gracher Riella. 2024. 133 f. Tese (Doutorado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/T.85.2023.tde-17102024-141304. Disponível em: https://repositorio.ipen.br/handle/123456789/48684. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções