Incidência de eventos adversos relacionados a terapias com o radiofármaco iodeto de sódio (131 I)
Carregando...
Data
Data de publicação
Autores IPEN
Orientador
Elaine Bortoleti de Araujo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Resumo
Radiofármacos com finalidade terapêutica vêm sendo cada vez mais utilizados para tratamento de diversas patologias. Os radionuclídeos emissores beta destacam-se nessa modalidade devido às características físicas da partícula emitida. O iodo-131 (131I) é um exemplo de radionuclídeo emissor beta, aplicado na produção de radiofármacos como o iodeto de sódio (131 I) que representa uma excelente modalidade terapêutica no tratamento de carcinomas diferenciados da tireoide. Assim como as demais modalidades empregadas na terapia do câncer, a terapia radionuclídica utilizando-se radiofármacos também pode provocar reações adversas. Esse estudo teve como objetivo avaliar a incidência de possíveis eventos adversos relacionados à terapia com o radiofármaco iodeto de sódio (131I), bem como correlacionar os mesmos com as atividades administradas, obtendo dados inéditos de farmacovigilância relacionado ao uso de radiofármacos terapêuticos no Brasil. Foi realizada uma análise retrospectiva de prontuários eletrônicos de pacientes diagnosticados com carcinoma diferenciado da tireoide e submetidos à radioiodoterapia. Foram recuperados 116 pacientes no período de Janeiro/2019 a abril/2021 e 89 foram incluídos de acordo com os critérios de inclusão. Dos pacientes recuperados, 47 (54,6 %) relataram algum evento adverso após a radioiodoterapia. Os eventos mais frequentes foram aqueles relacionados ao trato gastrointestinal e irradiação local e foi possível identificar que há um aumento da incidência de eventos naqueles pacientes que foram tratados com atividades maiores. Com base nos resultados obtidos, o presente estudo demonstrou a presença de eventos agudos relacionados à terapia na população estudada, e que a incidência dos eventos apresenta correlação com a atividade prescrita.
Como referenciar
FERNANDES, JAQUELINE C. Incidência de eventos adversos relacionados a terapias com o radiofármaco iodeto de sódio (131 I): contribuição para o histórico de farmacovigilância no Brasil. Orientador: Elaine Bortoleti de Araújo. 2022. 55 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia das Radiações em Ciências da Saúde) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/33852. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.