Determinação de elementos minerais e traços em dietas pela técnica de ativação neutrônica
Carregando...
Data
Data de publicação
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Revista Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento
Resumo
No presente trabalho, 12 amostras representando cada uma um "pool" de dietas de sete dias, compostas de quatro refeições: desjejum, almoço, jantar e lanche, foram analisadas. Cada amostra correspondeu a duplicatas de dietas elaboradas a partir de planejamento teórico, para atender as necessidades energéticas de acordo com a RDA(1989), adequadas em energia e equilibradas quanto aos macronutrientes. Essas dietas foram oferecidas para um grupo de 12 indivíduos sadios, do sexo masculino, com idade entre 19 e 42 anos. Essas dietas foram obtidas por 2 processos de secagem diferentes: estufa ventilada a 60`GRAUS´C e liofilização, totalizando dessa forma 24 amostras. A determinação da concentração de alguns elementos minerais e traços Ca, Fe, K, Mg, Mn, Na, Se e Zn foi feita utilizando-se a técnica de ativação neutrônica instrumental. A validação da metodologia foi feita por meio da análise dos materiais de referência Orchard Leaves (NIST SRM 1541), Typical Diet (NIST SRM `1548 POT. 4´) e Peach Leaves (NIST SRM 1547). Verificou-se a concordância dos resultados de composição química das dietas obtidas pelos dois processos de seacgem, quanto ao teor de elementos minerais e traços, por meio de teste estatístico. Pretendeu-se também, verificar a adequação dos níveis de ingestão diária dos elementos minerais nas dietas em estudo, de acordo com as novas recomendações estabelecidas pelo NRC.
Como referenciar
EIRAS, M.I.O.; FAVARO, D.I.T.; RIBEIRO, M.; COZZOLINO, S.M.F. Determinação de elementos minerais e traços em dietas pela técnica de ativação neutrônica. Revista Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento, v. 4, n. 3, p. 1083-1089, 2002. Parte 1Parte 1. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/5962. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.