Uso da radiação gama do cobalto-60 em ácaros de importância agrícola visando o tratamento quarentenário

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Valter Arthur

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
O objetivo do trabalho foi estudar os efeitos da radiação gama nas fases do ciclo evolutivo de ácaros: Tetranychus urticae, Tetranychus desertorum, Oligonychus ilicis, visando o tratamento quarentenário como um método alternativo de controle. Para a realização do trabalho, ácaros das três espécies acondicionadas em bandejas plásticas medindo 20x15 cm circundadas por algodão hidrofóbico e cola entomológica (Stick®) para evitar uma possível fuga dos ácaros. Posteriormente, cada espécie foi colocada separadamente dentro de gaiolas de madeiras revestidas com tela tipo organdi (1,5 x 1,5 x 1,5m), e mantidos em casa de vegetação sob hospedeiro alternativo, plantas de Feijão de Porco (Canavalia ensiformis L) e folhas de café (Coffea arábica L) apenas para O. ilicis. Os ácaros foram identificados em um microscópio estereoscópico e transferidos com um pincel de ponta fina sobre placas de petri individualizadas com 1 acaro fêmea por placa (um total de 32 placas) contendo folhas de feijão de porco e folhas de café (C. arábica L). A irradiação dos ácaros femeas foram feitas em um irradiador com fonte Cobalto-60, tipo Gammacell-220, sob uma taxa de dose 0.486 kGy/hora, com doses de: 0 (controle) 100, 200, 300 e 400 Gy, em um total de 5 tratamentos e 32 repetições para cada ácaro. As avaliações foram realizadas a cada 24 horas, por um período de 22 dias após a irradiação, contando-se o número de: ovos, ninfas, adultos e mortalidade dos ácaros. Para as análises estatísticas foram utilizados modelos lineares generalizados com distribuição do tipo quase-binomial e gaussiana para análise dos dados de proporções de mortalidade e duração em dias das fases de ovos e ninfas das três espécies de ácaros envolvidas no estudo. A verificação da qualidade do ajuste dos dados foi feita por meio do uso do gráfico meio-normal de probabilidades com envelope de simulação. Quando houve diferença significativa entre os tratamentos, múltiplas comparações (teste de Tukey, P<0,05) foram realizadas por meio da função glht do pacote multicomp com ajuste dos valores de P. Todas as análises foram realizadas utilizando-se o software estatístico R, versão 2.15.1. A diminuição da viabilidade dos ovos e das ninfas dos ácaros foi diretamente proporcional ao aumento das doses de radiação gama. A dose de 200 Gy foi esterilizante para todas as fases do ciclo evolutivo de O.ilicis e 300 Gy para T.urticae e T. desertorum.

Como referenciar
MACHI, ANDRE R. Uso da radiação gama do cobalto-60 em ácaros de importância agrícola visando o tratamento quarentenário. Orientador: Valter Arthur. 2014. 54 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2014.tde-18032014-134742. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/10558. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções