A importância do intervalo P-F na manutenção dos circuitos de refrigeração do reator IEA-R1
Carregando...
Data
Data de publicação
Autores IPEN
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Revista Internacional de Ciências
Resumo
As máquinas e equipamentos industriais não foram construídos para durar para sempre, mas eles podem durar muito mais do que as recomendações dos fabricantes realizadas nas manutenções preventivas. Falhas de ativos não são eventos, mas sim processos de degradação. Por meio da curva P-F, busca-se representar a condição de um equipamento ou componente ao longo do tempo, o que possibilita identificar estes processos e agir proativamente para evitar a falha. A curva P-F é uma representação gráfica na análise de confiabilidade dos ativos monitorados, com base nos conceitos do RCM (Manutenção Centrada na Confiabilidade ou, do inglês, “Reliability Centered Maintenance”). Neste trabalho serão apresentadas as condições atuais de monitoramento e as técnicas recomendadas para o monitoramento das condições de trabalhos dos conjuntos motobomba responsáveis pela refrigeração do circuito primário e secundário do Reator IEA-R1.
Como referenciar
OLIVEIRA, ALEXANDRE R. de; CONTI, THADEU das N. A importância do intervalo P-F na manutenção dos circuitos de refrigeração do reator IEA-R1. Revista Internacional de Ciências, v. 13, n. 1, p. 30-40, 2023. DOI: 10.12957/ric.2023.69813. Disponível em: https://repositorio.ipen.br/handle/123456789/48000. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.