Determinação de elementos traço nos fitofármacos Ginseng e Ginkgo Biloba

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

Revista Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
A análise de plantas medicinais é de grande importância para o estudo da sua ação farmacológica, da formação de seus constituintes ativos e também para determinação de oligoelementos os quais são essenciais à saúde humana, bem como de eventuais elementos tóxicos. Neste trabalho foram determinados os componentes inorgânicos presentes nos fitofármacos Ginseng e Ginkgo Biloba provenientes de laboratórios distintos, pelo método da análise por ativação com nêutrons. Os elementos Br, Ca, Cl, Co, Cr, Cs, Fe, K, La, Mg, Mn, Na, Rb, Sb, Sc e Zn, foram encontrados em todos os fitofármacos, enquanto que o As e o Sb foram detectados em algumas amostras. As diferenças entre as concentrações de elementos obtidas para um mesmo tipo de fitofármaco, mas de origens distintas, podem ser atribuídas à composição do solo e ao clima onde estas plantas foram cultivadas. A precisão e exatidão dos resultados foram avaliadas analisando-se os materiais de referência certificados, Bowen's Kale da IUPAC e Cabbage 359 da IAEA.

Como referenciar
AVINO, S.; SAIKI, M.; FULFARO, R. Determinação de elementos traço nos fitofármacos Ginseng e Ginkgo Biloba. Revista Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento, v. 4, n. 3, p. 1057-1062, 2002. Parte 1Parte 1. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/5964. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções