Desempenho fotocatalítico de filmes de TiO2
Carregando...
Data
Data de publicação
2016
Autores IPEN
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 22.
Resumo
A contaminação do meio ambiente é um dos grandes problemas do século XXI. Produtos químicos como pesticidas, hormônios, antibióticos e gorduras estão presentes nos efluentes industriais e domésticos, e precisam ser removidos ou decompostos antes de serem lançados no meio ambiente, em especial nos cursos de água. O desenvolvimento de novas tecnologias para degradação de compostos presentes nesses efluentes se faz necessário à preservação ambiental, na busca por um desenvolvimento sustentável. Nas últimas décadas, o uso de semicondutores, como o dióxido de titânio, como fotocatalisadores na degradação de poluentes tem se mostrado eficiente. Nesta palestra serão apresentados resultados sobre o comportamento fotocatalítico de filmes de TiO2, obtidos via processo MOCVD, sobre a degradação do alaranjado de metila sob luz UV. Serão discutidos aspectos referentes à influência da morfologia dos filmes e do pH do meio, entre outros aspectos, sobre a eficiência fotocatalítica desses filmes.
Como referenciar
PILLIS, M. Desempenho fotocatalítico de filmes de TiO2. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 22., 06-10 de novembro, 2016, Natal, RN. Resumo... p. 54. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/27236. Acesso em: 30 Apr 2026.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.