Potencial genotóxico in vivo de 2-Alcilciclobutanonas provenientes de manteiga de cacau irradiada, em células hepáticas de ratos Wistar
Carregando...
Data
Data de publicação
Autores IPEN
Orientador
Anna Lucia Casanas Haasis Villavicencio
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Resumo
A irradiação de alimentos mostra-se uma técnica eficaz para reduzir alguns patógenos dos alimentos e isso ganhou atenção significativa ao seu potencial de segurança do alimento. As 2-Alcilciclobutanonas são produtos radiolíticos únicos gerados pela quebra induzida, por radiação, de trigicerídeos nos alimentos que contêm gordura. 2-Dodecilciclobutanona (2-dDCB) e 2-Tetradecilciclobutanona (2- tDCB) são os compostos mais abundantes detectados em alimentos irradiados, e sabe-se que parte desses compostos ingeridos são excretados pelas fezes e uma pequena parte é depositada no tecido adiposo. Trabalhos realizados anteriormente sugeriram efeitos genotóxicos e citotóxicos em células de cólon. Apesar de estudos mais recentes mostrarem a não genotoxicidade de 2-ACBs, os resultados são conflitantes e, portanto, continuamos os estudos para confirmar a segurança dos compostos para a saúde humana. As células hepáticas foram escolhidas para análise de genotoxicidade por até o momento não terem sido avaliadas in vivo e pela importância do fígado na metabolização de compostos e acúmulo de gordura. O teste de micronúcleo in vivo foi realizado com células específicas extraídas do tecido hepático, por meio de Citometria de fluxo. A análise histológica do tecido hepático foi realizada como análise complementar. Utilizamos manteiga de cacau irradiada com doses de 10, 20 e 30 kGy (consideradas altas doses) para suplementação diária dos animais, a detecção e quantificação de 2-ACBs nas amostras foram obtidas por GC/MS. Os resultados confirmam a segurança do processo de irradiação de alimentos, que mesmo em altas doses de radiação e maior produção de 2-ACBs não indicaram o potencial genotóxico das amostras em células hepáticas.
Como referenciar
MARTINS, REGIANE. Potencial genotóxico in vivo de 2-Alcilciclobutanonas provenientes de manteiga de cacau irradiada, em células hepáticas de ratos Wistar. Orientador: Anna Lucia Casañas Haasis Villavicencio. 2020. 153 f. Tese (Doutorado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/T.85.2020.tde-13112023-101835. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/34466. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.