Síntese e caracterização de Lasub(1-x)Srsub(x)MnOsub(3+-alfa) and Lasub(1-x)Srsub(x)Cosub(1-gama)Fesub)gama)Osub(3-alfa) utilizados como catodo em células a combustível de óxido sólido

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

Cerâmica
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Na síntese de materiais, muitos desafios estão relacionados com propriedades requeridas, levando pesquisadores a buscarem materiais alternativos que possuam características adequadas para funcionarem como componentes nas células a combustível de óxido sólido. Atualmente, os materiais mais estudados como catodos são os óxidos mistos La1-XSrXMnO3±δ e La1-XSrXCo1-YFeYO3-δ. Neste trabalho utilizaram-se como precursores os nitratos dos respectivos elementos químicos. O objetivo é apresentar algumas características físicas, químicas e microestruturais desses materiais, obtidos pela técnica dos citratos. As principais análises utilizadas para caracterização foram: análise termogravimétrica, calorimetria diferencial de varredura, picnometria por gás hélio, fluorescência de raios X, cromatografia de absorção gasosa, distribuição granulométrica por espalhamento laser, adsorção gasosa, difração de raios X e microscopia eletrônica de varredura. Os resultados mostram que as composições estudadas contem partículas homogêneas com presença de carbono residual, áreas de superfícies específicas adequadas e tamanho médio de partículas inferiores a 1 µm. As propriedades estudadas estão compatíveis com dados da literatura. Conclui-se que os compostos sintetizados possibilitam o estudo e preparação de suspensões cerâmicas para fabricação de filmes finos.

Como referenciar
VARGAS, R.A.; CHIBA, R.; ANDREOLI, M.; SEO, E.S.M. Síntese e caracterização de Lasub(1-x)Srsub(x)MnOsub(3+-alfa) and Lasub(1-x)Srsub(x)Cosub(1-gama)Fesub)gama)Osub(3-alfa) utilizados como catodo em células a combustível de óxido sólido. Cerâmica, v. 54, p. 366-372, 2008. DOI: 10.1590/S0366-69132008000300016. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/5056. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções