Potencial radioprotetor do acido ascorbico sobre a carragenana utilizada como aditivo alimenticio

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

Revista Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
As carragenanas são um grupo de carboidratos naturais que estão presentes na estrutura de certas variedades de algas vermelhas (Rhodophycea). São utilizadas em emulsões, para controle de sinerese e para encorpar, promover adesividade e dispersão. Na indústria de alimentos podem ser utilizadas, por exemplo, como espessantes e gelificantes, sozinhas ou em conjunto com outros aditivos. O processamento de alimentos por radiação vem aumentando consideravelmente, visto a eficiência do processo na descontaminação industrial de produtos já embalados. O objetivo deste trabalho e estudar a ação do ácido ascórbico, em diferentes concentrações, como potencial radioprotetor da carragenana frente aos efeitos da radiação gama do 60Co, utilizando a viscosidade como parâmetro. Amostras de carragenana comercial em solução a 1,0 % foram irradiadas na presença ou não de ácido ascórbico, com doses de 0,0kGy, 1,0kGy, 2,5kGy, 5,0kGy e 10,0kGy. Após a irradiação, foram determinadas as relações viscosidade/ dose para a temperatura de 60° C. Para a dose de 10,0kGy notou-se um efeito protetor maior do ácido ascórbico sabre a carragenana. São discutidas as implicações do uso deste antioxidante como forma de minimizar os efeitos da radiação em alimentos irradiados.

Como referenciar
ALISTE, A.J.; DEL MASTRO, N.L. Potencial radioprotetor do acido ascorbico sobre a carragenana utilizada como aditivo alimenticio. Revista Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento, v. 4, n. 3, p. 1513-1517, 2002. Parte 2. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/5971. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções