Estudo do efeito do tempo de anodização a uma tensão constante sobre o comportamento de corrosão da liga de magnésio AZ31B em meio fisiológico
Carregando...
Data
Data de publicação
2018
Autores IPEN
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO DA SOCIEDADE LATINO AMERICANA DE BIOMATERIAIS, ORGÃOS ARTIFICIAIS E ENGENHARIA DE TECIDOS, 15.; CONGRESSO LATINO AMERICANO DE ÓRGÃOS ARTIFICIAIS E BIOMATERIAIS, 10.
Resumo
Ligas de magnésio atraem interesse como estruturas de fixação na área ortopédica em função de sua baixa toxicidade e módulo elástico semelhante ao do osso humano. A deterioração controlada desse tipo de dispositivo é uma característica vantajosa em relação a outros tipos de biomateriais metálicos, pois evita a necessidade de submeter o paciente a uma nova intervenção cirúrgica para remoção da estrutura de fixação. No entanto, como as ligas de magnésio possuem resistência à corrosão relativamente baixa, é preciso empregar métodos de controle da velocidade de deterioração a fim de garantir sua integridade estrutural durante o tempo de cicatrização de uma fratura. O processo de anodização pode ser utilizado com essa finalidade. No presente trabalho avaliou-se o efeito do tempo de anodização a uma tensão constante sobre o comportamento de corrosão da liga de magnésio AZ31B. O processo de anodização foi conduzido em solução composto por 0,5 M de Na2SiO3 (silicato de sódio) e 1,0 M de NaOH (hidróxido de sódio) a 120 V por tempos entre 5 e 20 minutos. A morfologia da superfície e a espessura da camada anodizada foram analisadas por microscopia eletrônica de varredura. A resistência à corrosão foi investigada por meio de curvas de polarização potenciodinâmica. A composição química da camada anodizada foi analisada por espectroscopia de fotoelétrons excitados por raios-X (XPS). Os resultados indicaram uma redução da resistência à corrosão com o aumento do tempo de anodização. Esse fato foi relacionado à morfologia do filme de óxido, a qual teve efeito preponderante em relação à sua composição química.
Como referenciar
OLIVEIRA, L.A.; CORREA, O.V.; ANTUNES, R.A. Estudo do efeito do tempo de anodização a uma tensão constante sobre o comportamento de corrosão da liga de magnésio AZ31B em meio fisiológico. In: BURITI, JOSUE da S. (ed.); CRUZ, RITA de C.A.L. (ed.); FOOK, MARCUS V.L. (ed.). In: CONGRESSO DA SOCIEDADE LATINO AMERICANA DE BIOMATERIAIS, ORGÃOS ARTIFICIAIS E ENGENHARIA DE TECIDOS, 15.; CONGRESSO LATINO AMERICANO DE ÓRGÃOS ARTIFICIAIS E BIOMATERIAIS, 10., 22 a 25 de agosto, 2018, João Pessoa, PB. Resumo... Belo Horizonte, MG: Sociedade Latino Americana de Biomateriais, Engenharia de Tecidos e Órgãos Artificiais, 2018. p. 63-63. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/29481. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.