Comparação da liberação de neomicina entre um hidrogel e um argilogel

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2019

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

WORKSHOP DE BIOMATERIAIS, ENGENHARIA DE TECIDOS E ORGÃOS ARTIFICIAIS, 6th
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Os hidrogéis poliméricos são sistemas naturais ou sintéticos, que ganharam interesse devido à sua alta biocompatibilidade com tecidos moles. Estes tipos de hidrogéis têm sido utilizados para curativos como um sistema de entrega de medicamentos. No presente estudo os sistemas de cicatrização de feridas baseadas em hidrogéis poliméricos foram preparados usando poli (N-vinil-2-pirrolidona) (PVP), poli (etilenoglicol) (PEG), ágar e neomicina droga seguida de irradiação gama para promover reticulação e esterilização. A influência do processo de irradiação com dose de 25 kGy foi investigada. A fração gel e intumescimento máximo foram estimados usando métodos físico-químicos e constatou-se a ocorrência de cerca de 95% de fração de gel, relativa a polímero reticulado; e intumescimento de 1100% após 8 horas de imersão. A neomicina liberada do hidrogel foi avaliada por cromatografia líquida com identificação por Espectrometria de Massa. Trabalhos realizados no IPEN atestaram que a neomicina foi liberada em cerca de 8h e a concentração da droga permaneceu constante por 48 h. Já no caso de argilogéis a liberação é mais lenta em razão da presença da argila e depende da concentração da mesma. O hidrogel / neomicina exibiu efeitos antibacterianos contra o Staphylococcus aureus. Com estes resultados, pode-se inferir que o sistema hidrogel / neomicina é um candidato potencial para compor curativos de feridas.

Como referenciar
PARRA, V.; PARRA, D.F.; SANTOS, V. Comparação da liberação de neomicina entre um hidrogel e um argilogel. In: WORKSHOP DE BIOMATERIAIS, ENGENHARIA DE TECIDOS E ORGÃOS ARTIFICIAIS, 6th, October 29-31, 2019, São Paulo, SP. Abstract... São Paulo, SP: , 2019. p. 360-360. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/32176. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento