Metodologia para análise de segurança de um submarino com propulsão nuclear aplicada á zona costeira brasileira

dc.contributor.advisorMiguel Mattar Neto
dc.contributor.authorGONÇALVES, MATHEUS C.
dc.coverageNacional
dc.date.accessioned2024-11-22T20:47:02Z
dc.date.available2024-11-22T20:47:02Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractO trânsito regular de submarinos nucleares na zona costeira brasileira será uma realidade nos próximos anos, visto que o primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear se encontra em fase de projeto. Visando assegurar a operação segura dessas embarcações em missões na região, a análise de segurança emerge como um instrumento que reúne técnicas e métodos capazes de identificar eventos adversos à integridade do submarino, da planta nuclear embarcada e de sua tripulação. Tais adversidades na operação do navio e de sua planta nuclear foram identificadas pelo emprego da técnica Análise Preliminar de Riscos (APR). Esta técnica possibilitou, ainda, a identificação do evento de maior criticidade para a operação do submarino. Esse evento foi detalhado por meio do modelo Bow-tie, avaliando as causas do evento por Árvore de Falhas e as consequências por Árvore de Eventos. Como resultado da APR, identificou-se que o evento de maior risco à operação do submarino, nas condições estabelecidas, seria um incêndio originado em componentes da planta nuclear embarcada. Detalhando esse incêndio pelo modelo Bow-tie, verificou-se que as principais fontes de calor necessárias para a sua ocorrência provêm de falhas em sistemas elétricos e mecânicos da planta. Associada à fonte de calor, observou-se que a presença indevida de fluidos hidráulicos e lubrificantes na praça de máquinas representou o maior risco de início de incêndio na planta nuclear embarcada. Diante das análises desenvolvidas, concluiu-se que o emprego combinado da técnica APR e do modelo Bow-tie em análises de segurança aplicadas a sistemas complexos é perfeitamente eficaz em abordagens qualitativas, principalmente nas etapas de identificação e detalhamento de eventos adversos à operação desses sistemas.
dc.description.notasgeraisDissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear)
dc.description.notasteseIPEN/D
dc.description.teseinstituicaoInstituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP
dc.format.extent166
dc.identifier.citationGONÇALVES, MATHEUS C. <b>Metodologia para análise de segurança de um submarino com propulsão nuclear aplicada á zona costeira brasileira</b>. Orientador: Miguel Mattar Neto. 2024. 166 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: <a href="https://dx.doi.org/10.11606/D.85.2024.tde-22072024-111055">10.11606/D.85.2024.tde-22072024-111055</a>. Disponível em: https://repositorio.ipen.br/handle/123456789/48669.
dc.identifier.doi10.11606/D.85.2024.tde-22072024-111055
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipen.br/handle/123456789/48669
dc.localSão Paulo
dc.rightsopenAccess
dc.subjectsubmarines
dc.subjectinternal irradiation
dc.subjectnuclear facilities
dc.subjectpowered supports
dc.subjectnuclear power
dc.subjectservomechanisms
dc.subjectcalculation methods
dc.subjectprobabilistic estimation
dc.subjectrisk assessment
dc.subjectsafety analysis
dc.subjectcoastal regions
dc.titleMetodologia para análise de segurança de um submarino com propulsão nuclear aplicada á zona costeira brasileira
dc.title.alternativeMethodology for safety analysis of a nuclearpowered submarine applied to the Brazilian coastal zone
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
ipen.autorMATHEUS CINTRA GONCALVES
ipen.codigoautor15884
ipen.contributor.ipenauthorMATHEUS CINTRA GONCALVES
ipen.identifier.ipendoc30730
ipen.meioeletronicohttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/85/85133/tde-22072024-111055/pt-br.php
ipen.type.genreDissertação
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sigepi.autor.atividadeMATHEUS CINTRA GONCALVES:15884:420:S
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