Avaliação da citotoxicidade direta e indireta de arcabouços de quitosana nanoestruturados com tripolifosfato de sódio visando sua utilização como biocurativos
Carregando...
Data
Data de publicação
2016
Autores IPEN
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ORGAOS ARTIFICIAIS E BIOMATERIAIS, 9.
Resumo
O desenvolvimento de arcabouços feitos de materiais biocompatíveis, biodegradáveis e bioativos, tem apresentado um grande potencial na bioengenharia de tecidos. A quitosana é um biomaterial com diversas propriedades biológicas que permite a elaboração de um arcabouço com qualidades satisfatórias. Devido à abundância, facilidade de obtenção e ação antimicrobiana, utilizou-se a quitosana reticulada com o tripolifosfato de sódio (TPP - H3P3O10), componente atóxico que oferece resistência através da interação iônica entre os compostos. O trabalho objetivou avaliar um curativo com a função auxiliar no reparo e regeneração pele. Foram realizados estudos com MEV, FT-IR e citotoxicidade direta e indireta. Para a citotoxicidade direta e indireta cada amostra foi cortada e esterilizada por exposição à lâmpada UV do fluxo laminar por 15 minutos cada lado. Em seguida, para a citotoxicidade indireta, as amostras foram colocadas separadamente em tubos estéreis para extração das possíveis substâncias tóxicas dos curativos. Os extratos foram filtrados, diluídos e adicionados a fibroblastos Balb/c 3T3 (20.000 células/poço), em microplacas de 96 poços, em oito diluições diferentes e após 24h foi determinado a citotoxicidade utilizando-se o método do Vermelho Neutro (NR) em 540 nm. Para o método direto, os curativos foram colocados em placas de 24 poços, onde foram adicionadas 25.000 células e após incubação as mesmas também foram avaliadas utilizando o NR. As células foram avaliadas e houve uma significante perda da viabilidade à medida que a concentração do extrato aumentava. Para as amostras CONTROLE, não foi observada variação significativa. Este resultado é corroborado pela notável diferença que a reticulação proporcionou as estruturas. Algumas composições granulares foram observadas nas micrografias da amostra reticulada. Acredita-se que esses granulados sejam excesso de agente reticulante, o que influencia na citotoxicidade dos arcabouços. A análise com FTIR mostrou que com o pico encontrado por volta de 1330 cm-1, tem-se a evidência das ligações iônicas entre TPP e quitosana. Os resultados apresentados indicam a continuação dos estudos utilizando concentrações reduzidas de agente reticulante visando a redução da citotoxicidade apresentada e melhora das características do biocurativo.
Como referenciar
PESSOA, G.G.; FLOREZ, J.M.; MATHOR, M.B.; SILVA, C.F. da; LOPES, P.S. Avaliação da citotoxicidade direta e indireta de arcabouços de quitosana nanoestruturados com tripolifosfato de sódio visando sua utilização como biocurativos. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ORGAOS ARTIFICIAIS E BIOMATERIAIS, 9., 24-27 de agosto, 2016, Foz do Iguaçu, PR. Anais... Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/26733. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.