Otimização da análise por ativação neutrônica instrumental para o estudo de homogeneidade dentro do frasco de materiais de referência de origem marinha
Carregando...
Data
Data de publicação
Autores IPEN
Orientador
Edson Goncalves Moreira
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Resumo
A utilização de materiais de referência tem sido crescente em laboratórios químicos, uma vez que são importantes para a validação de métodos analíticos. Tais materiais são em geral importados, o que demanda altos investimentos financeiros para adquiri-los, e, portanto, impacta na não utilização dos mesmos por muitos laboratórios nacionais. A certificação de um material de referência é um processo complexo que pressupõe oferecer ao usuário valores atribuídos às propriedades de interesses no material. Neste processo, deve ser realizada a verificação da homogeneidade do material nos frascos. No presente estudo, foi realizado o estudo de homogeneidade dentro do frasco para os elementos K, Mg, Mn, Na e V em dois materiais de referência certificados de origem marinha: o material de referência de mexilhão, produzido no Laboratório de Ativação Neutrônica (LAN) do IPEN - CNEN/SP e o material de referência de tecido de ostra produzido no exterior. Para tanto, os elementos foram determinados por Análise por Ativação Neutrônica Instrumental, com massas variando entre 1 e 250 mg e estimou-se a massa mínima que variou de 0,015 g para Na no material de referência de mexilhão a 0,100 g para V nos dois materiais de referência.
Como referenciar
SILVA, DANIEL P. da. Otimização da análise por ativação neutrônica instrumental para o estudo de homogeneidade dentro do frasco de materiais de referência de origem marinha. Orientador: Edson Gonçalves Moreira. 2017. 99 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2017.tde-23062017-100736. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/27980. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.