Estimativa computacional da radiação espalhada no laboratório de calibração com nêutrons do IPEN

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

Brazilian Journal of Radiation Sciences
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Com o aumento do uso de técnicas que utilizam radiação de nêutrons, houve um crescimento considerável no número de detectores para esse tipo de radiação. Para ajudar a atender à demanda de calibração desse tipo de detector, foi proje-tado um laboratório de calibração de detectores com nêutrons, com fonte de 241AmBe. Neste tipo de laboratório, um dos problemas principais está relacionado ao conhecimento da radiação espalhada, que é significativa neste tipo de ativida-de. Com o intuito de estimar esta radiação espalhada de maneira a balizar a configuração final do laboratório, foram realizadas simulações computacionais utilizando-se o método de Monte Carlo por meio do código MCNP5. As simula-ções foram realizadas modelando o ambiente do laboratório sem a presença dos elementos estruturais e com a sala completa, de maneira a avaliar o fluxo de nêutrons e equivalente de dose ambiente, H*(10), em quatorze posições de especial interesse dentro da instalação. Com base nos resultados, foram avaliadas as limitações e as condições a serem observadas para o uso pretendido do laboratório.

Como referenciar
ALVARENGA, T.S.; FEDERICO, C.A.; VALERIANO, C.C.; CALDAS, L.V.E. Estimativa computacional da radiação espalhada no laboratório de calibração com nêutrons do IPEN. Brazilian Journal of Radiation Sciences, v. 05, n. 03-A, p. 01-10, 2017. DOI: 10.15392/bjrs.v5i3.274. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/28461. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções