Estimativa computacional da radiação espalhada no laboratório de calibração com nêutrons do IPEN
Carregando...
Data
Data de publicação
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Brazilian Journal of Radiation Sciences
Resumo
Com o aumento do uso de técnicas que utilizam radiação de nêutrons, houve um crescimento considerável no número de detectores para esse tipo de radiação. Para ajudar a atender à demanda de calibração desse tipo de detector, foi proje-tado um laboratório de calibração de detectores com nêutrons, com fonte de 241AmBe. Neste tipo de laboratório, um dos problemas principais está relacionado ao conhecimento da radiação espalhada, que é significativa neste tipo de ativida-de. Com o intuito de estimar esta radiação espalhada de maneira a balizar a configuração final do laboratório, foram realizadas simulações computacionais utilizando-se o método de Monte Carlo por meio do código MCNP5. As simula-ções foram realizadas modelando o ambiente do laboratório sem a presença dos elementos estruturais e com a sala completa, de maneira a avaliar o fluxo de nêutrons e equivalente de dose ambiente, H*(10), em quatorze posições de especial interesse dentro da instalação. Com base nos resultados, foram avaliadas as limitações e as condições a serem observadas para o uso pretendido do laboratório.
Como referenciar
ALVARENGA, T.S.; FEDERICO, C.A.; VALERIANO, C.C.; CALDAS, L.V.E. Estimativa computacional da radiação espalhada no laboratório de calibração com nêutrons do IPEN. Brazilian Journal of Radiation Sciences, v. 05, n. 03-A, p. 01-10, 2017. DOI: 10.15392/bjrs.v5i3.274. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/28461. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.