Efeito do condicionamento de pós de óxido de grafeno reduzido na atividade de nanoplatina para eletro-oxidação de etanol
Carregando...
Data
Data de publicação
2016
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 22.
Resumo
O recente interesse em filmes de óxido de grafeno reduzido tem motivado o desenvolvimento de processos para obtenção de nanopós visando aplicações em células a combustível poliméricas. Neste estudo, verificou-se o efeito de técnicas de condicionamento nas características da superfície de pós de óxido de grafeno reduzido, os quais foram obtidos por processos de oxidação-esfoliação do grafite e redução química. As técnicas de destilação azeotrópica e tratamento hidrotérmico foram avaliadas na produção dos pós. Os pós obtidos foram caracterizados por espectroscopia de infravermelho, difração de raios X e microscopia eletrônica de varredura (MEV-FEG). Catalisadores de platina suportados nos nanopós sem e com os referidos tratamentos foram preparados e testados em reação anódica de oxidação de etanol. Conforme os resultados de voltametria cíclica e cronoamperometria, todos os catalisadores suportados nos pós de óxido de grafeno reduzido apresentaram maior atividade em relação ao material convencional de platina/carbono. Resultados promissores foram obtidos para os nanocompósitos submetidos aos condicionamentos, em termos de potencial de início da oxidação e corrente gerada.
Como referenciar
CORDEIRO, G.L.; SOUZA, R.R. de; YOSHITO, W.K.; LIMA, N.B.; USSUI, V.; NETO, A.O.; LAZAR, D.R.R. Efeito do condicionamento de pós de óxido de grafeno reduzido na atividade de nanoplatina para eletro-oxidação de etanol. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 22., 06-10 de novembro, 2016, Natal, RN. Resumo... p. 2725. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/27266. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.