Diagnóstico da poluição atmosférica em regiões sem redes convencionais de monitoramento da qualidade do ar

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Autores IPEN

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

Interciencia
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
A gestão pública reconhece a importância dos programas de gerenciamento da qualidade do ar como forma de fiscalizar as atividades potencialmente poluidoras. Uma alternativa para avaliar os contaminantes atmosféricos em regiões com recursos financeiros limitados, apontada pela Organização Mundial de Saúde, é a utilização do monitoramento biológico com plantas. O objetivo do trabalho foi realizar um diagnóstico sobre poluição atmosférica por meio de um método de monitoramento biológico de baixo custo. A pesquisa foi desenvolvida em São Mateus do Sul, Paraná, Brasil, cidade que abriga várias indústrias. O monitoramento biológico foi utilizado para estimar a contaminação atmosférica causada pela atividade de mineração de xisto. Para tanto, foram identificados os teores de 12 elementos químicos em amostras de cascas de árvores. Para a interpretação dos resultados, utilizaram-se ferramentas geoestatísticas associadas aos casos de doenças respiratórias registradas no Sistema Único de Saúde (dados secundários). Ferro, enxofre e silício apresentaram concentrações médias muito acima da região controle. Os resultados reforçam que a mineração é principal fonte de poluentes atmosféricos, e as regiões com maiores incidências de doenças respiratórias coincidiam com as regiões onde os teores de poluentes eram maiores. Com esta proposta, as autoridades sanitárias, que dispõem de pouco orçamento, podem solicitar o monitoramento biológico dos pontos mais críticos dos emissores, analisar as condições de vida da população e melhorar o desempenho de indicadores de saúde e sustentabilidade nos arredores de indústrias mineradoras.

Como referenciar
RIBEIRO, ANDREZA P.; FERREIRA, ANGELICA B.; AQUINO, SIMONE; RAMOS, HEIDY R.; KNIESS, CLAUDIA T.; QUARESMA, CRISTIANO C.; SANTOS, JOSE O. dos; SAIKI, MITIKO; SALDIVA, PAULO H.N. Diagnóstico da poluição atmosférica em regiões sem redes convencionais de monitoramento da qualidade do ar: estudo em uma pequena cidade do Paraná, Brasil. Interciencia, v. 42, n. 11, p. 767-773, 2017. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/28502. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções